domingo, 15 de agosto de 2010

"Guarín foi determinante"


Para André Villas-Boas, técnico do FC Porto, a chave do sucesso da sua equipa esteve na alteração operada na segunda parte com a entrada em campo de Guarín, uma pedra determinante no aumento do fluxo das oportunidades de golo.

"Claro que pretendi surpreender um pouco a Naval ao colocar o Guarín a jogar entre linhas, pois tinha dois médios paralelos e colocando-o lá, como referência de jogo, poderia criar problemas. Foi isso que aconteceu. O Guarín foi determinante para desequilibrar o bloco da Naval. Houve ali alguma indefinição nos momentos de marcação ao Guarín, o que acabou por libertá-lo. Portanto, conseguimos a partir de então ter amplitude de jogo com os laterais, criando um conjunto de oportunidades que acabou por nos levar ao golo."
in O Jogo, 15/08/2010


Freddy Alejandro Guarín Vásquez, 24 anos, vai para a sua terceira época no FC Porto, mas nunca conseguiu cair no goto de grande parte dos adeptos portistas, que sempre olharam para ele como uma espécie de “patinho feio”. Eu não partilho dessa opinião e já por várias vezes chamei à atenção para as qualidades deste internacional colombiano, o qual, jogando num meio campo com quatro elementos e na posição onde mais rende (não é a extremo direito ou a médio-defensivo), tem provado ser um elemento muito útil. Aliás, nos últimos 10-11 jogos da época passada foi mesmo a “revelação” da equipa, marcando diversos golos e sendo o médio de melhor rendimento.
Daí que não tenha ficado surpreendido quando, para aumentar a pressão sobre a Naval, AVB tenha retirado um avançado (Varela) e colocado um médio possante com as características de Guarín. No papel poderia parecer uma substituição defensiva pouco lógica (o jogo estava empatado), mas a mudança operada trouxe outra dinâmica de jogo e uma pressão quase asfixiante sobre a equipa da Figueira da Foz.

O futebol de Guarín não tem a mesma beleza estética do que sai dos pés de Rúben Micael ou Belluschi mas, como alguém disse (penso que foi Pedroto), numa equipa também são precisos “carregadores de piano” para que os artistas tenham bola e possam brilhar.

P.S. Através do site oficial do FC Porto, soubemos que Guarín esteve ausente do treino de hoje, devido a ter sofrido uma entorse traumática no tornozelo esquerdo. Consequências da entrada violenta (mais uma!) que sofreu no jogo de ontem e que nem sequer mereceu que o árbitro Paulo Baptista marcasse falta.

Foto: Reuters, extraída de elespectador.com

13 comentários:

DragoesJuntos disse...

*** OFF - TOPIC ***

"...na primeira parte massacramos a académica, estivemos 45 - 50 minutos em cima deles!..."
uma defesa tipo na molhada...

Mais umas pérolas do Jesus... :D

meirelesportuense disse...

Grande Académica, nem com o juiz a inclinar o campo. Grande chapeletta! Robeeertooóó!...

Miguel Lourenço Pereira disse...

Nem contra 10 pela enésima vez acertam. It´s going to be a fun year!

Anónimo disse...

Eu concordo que as equipas também precisam de "carregadores de piano", mas mesmo para exercer esa função é preciso saber. Ora na maior parte dos jogos que fez pelo FCP o Guarin nunca pareceu sequer um carregador de piano. Mas é justo referir que ontem entrou muito bem no jogo e foi até, em minha opinião, bem mais que um carregador de piano.

meirelesportuense disse...

Ontem o Guarin foi um desequilibrador, tacticamente encaixou na perfeição e desestabilizou a Naval na zona intermediária, impôs o físico que outros diminuíram...Mas este jogador é importante nestes jogos mais físicos, assim como foi o Moutinho, o grande carregador de piano desta equipa...Depois, com a entrada do Souza, a equipa secou as possíveis fontes de ataque da Naval.
Por isso eu referi que o André soube ler bem o jogo, estava para entrar o Ukra e acabou por entrar o Brasileiro.E o jogo acabou.

meirelesportuense disse...

Espectáculo, vocês ouviram o Rui Brilhantina sugerir que o Benfica devia jogar na Liga Espanhola, para assim poder ter receitas suficientes para cobrir os investimentos feitos?...É verdade, lá foi o Nacionalismo dos gajos!
Quer isto dizer que o Quinzinho não está a dar o que eles querem...Mas como é, o Benfas vai jogar para Espanha -eu até não acho mal, devia era ir jogar para Marrocos, lá pagam mais camelos por cada jogo- e o Porto fica aqui só no nosso quintal? E os títulos Nacionais do Benfica, são para distribuir pelos Portugueses?...Boa, bem pensado, aqui não dá guita, vamos para Espanha, sem dúvida a jogar com o Real e com o Barcelona é mais fácil?...Duvido um pouco. Hi,hi,hi,hi,hi, o Jorge Jesus -para eles- já está diferente...Mas eu já tinha reparado, está todo loiraço!-Ele e o Coentrão, vão ao mesmo cabeleireiro...

Daniel Gonçalves disse...

O nosso "Carlos Valderama" é mais útil do que geralmente se pensa: a recuperar bolas, a transportar a bola, tem uma grande capacidade física, a nível de passe parece-me mais fraco, mas pode melhorar, e, como afirmou o José Correia, no último terço do campeonato passado foi, juntamente com Falcão e Hulk, o nosso jogador mais importante. Não é, pelo que se viu até agora, nenhum André nem nenhum Emerson, mas com o sistema do AVB poderá subir de rendimento.

eumargotdasilva disse...

Pois Alexandre, já o Mozart revelava nas suas cartas um temor horrível quando o seu piano tinha que ser transportado; não só ficava sempre desafinado e riscado, como tinha medo que aqueles desajeitados o deixassem cair!...Também eu partilho o medo de ver o nosso querido piano desafinado, quando todos vêm no Guarin qualquer coisa de novo este ano, só porque quem o põe a jogar não é o Jesualdo e sim o AVB...ou melhor o AVB explicou que o trunfo foi uma "táctica espectacular" e que a vitória começou com a entrada do Guarin e a malta já lhe perdoa as trapalhices e ter atirado para as nuvens quando teve nos pés uma das melhores chances do jogo!...

Nelson Carvalho disse...

O Caro Reine Margot vai-me perdoar a confrontação, mas parece-me que esteve um pouco distraído sobre aquilo que se passou nos ultimos 8/10 jogos oficiais da temporada passada.

Foi com a alteração do 4-3-3 para uma espécie de 4-1-3-2 e com entrada de Guarin para o meio campo que a equipa começou a carburar com futebol atractivo e a ganhar folgadamente como nunca o fizera até então.

Que o Guarin não é nenhuma estrela da companhia, tambem concordo, revelando, por exemplo, e como alguem aqui já referiu, dificuldades no passe, mas parece-me que já provou ser uma solução útil sempre que o treinador queira implementar uma variação tactica de 4 elementos no meio campo.

AFC disse...

Guarin é de facto um caso paradigmático no plantel do FCP. Após a saída do Lucho o colombiano era o jogador que teria características físicas para substituir o argentino. Tal como Lucho é um jogador de passada larga que joga verticalmente e possante fisicamente (esta parece tirada de um artigo qualquer do Luis Freitas Lobo). Tem capacidade técnica, mas mentalmente parece não arrancar definitivamente para uma boa época embora o último terço da temporada passada revelou um Guarin bastante útil.

Creio que o aspecto psicológico é o único que parece travar este jogador, já que em campo demonstra demasiada disponibilidade física que implica que seja trapalhão, e deficiente colocação no terreno de jogo em termos defensivos ocupando muitas vezes espaços já preenchidos.

Eu não desgosto do Guarin e acho que tem lugar no plantel.

meirelesportuense disse...

Jorge Coroado:
"Sim. Addy devia ter consciência de que já tinha um amarelo. Foi imprudente e não contou com o local onde estava. Amarelo aceitável."

Gostei especialmente desta parte: "Foi imprudente e não contou com o local onde estava."
-Isto é, o local em que se fazem as faltas é determinante...Não é julgado igual em todo o lado.Eu até diria melhor, "não contou, com quem era a equipa que ele defrontava"...
De vez em quando, a verborreia do Coroado, deixa sair umas coisas acertadas.

meirelesportuense disse...

Ainda no seguimento de ontem daquela lenga-lenga completamente louca, dizia o Rui Brilhantina -perante um apresentador meio avermelhado de espanto-, que a final da SuperTaça deveria ser novamente em duas mãos...Aveiro nunca mais!..."Estão cansados, ter que subir 100 kilómetros, é demais para gente fina."
Nós percebemos, quando vos convém, daqui não saio -Oeiras- e quando também vos convém, alteremos as regras.Gosto desta Democraticidade oscilante!
Rui, porque não vão jogar para o Luxemburgo?...

RCBC disse...

Ponto prévio: não gosto, nunca gostei, nem provavelmente irei gostar de Guarin.

Analise posterior: De facto Guarin entrou bem no jogo da Naval e acabou por causar uma confusão táctica no esquema defensivo da Naval, abafando por completo o meio-campo da equipa da Figueira da Foz, e permitindo ao FC Porto criar jogo ofensivo que inevitavelmente acabaria por dar golo!

Os últimos jogos da época passada, se bem se lembram também coincidiram com o regresso de Hulk depois de longo castigo…e eu lembro-me bem que Hulk não só fez alguns golos, como também assistiu por diversas vezes colegas seus… A alteração de sistema táctico nos últimos jogos, com 4 médios, geralmente Fernando, Meireles, Guarin e Beluschi (por exemplo, foi este o meio-campo do jogo com o Benfica) acabou por ser decisiva para o bom fim de época que o FC Porto realizou!

A questão que eu coloco é: mesmo jogando num sistema alternativo ao 4X3X3, acho que Guarin será sempre uma escolha secundária, uma boa escolha secundária mas nunca passará disso mesmo. Num meio-campo com 4 unidades a solução poderá passar por Fernando, Souza (que me parece tem mais vocação ofensiva que Fernando), Moutinho e Ruben Micael, com Castro, Beluschi e só depois Guarin como alternativas…

Resumindo, no actual panorama de soluções para o meio-campo, na minha modesta opinião, quer Souza, quer Castro, quer Beluschi parecem-me melhores soluções que Guarin para jogar num sistema alternativo… isto pressupondo que o trio titular deverá andar sempre à volta de Fernando, Moutinho e Ruben Micael!

No entanto, que fique bem claro, apesar de não gostar do jogador, de uma coisa podem estar certos, a felicidade de Guarin é também a minha felicidade… e enquanto for jogador do FC Porto apoiá-lo-ei incondicionalmente!