domingo, 16 de maio de 2010

15ª Taça de Portugal


Tal como esperado, o FC Porto cumpriu serviços mínimos diante o D. Chaves, arrebatando a 15ª Taça de Portugal da história do Clube. Não foi um triunfo fácil. Nem tampouco foi um passeio pelo parque. Os Dragões fizeram valer, acima de tudo, sua maior qualidade individual, perante um adversário que fez o que pode, com a maior seriedade possível. Uma vitória indiscutível, mas não esmagadora.

Num jogo algo incaracterístico, com muitas perdas de bola e vários passes transviados, ao que muito contribuiu o péssimo terreno de jogo, cheio de irregularidades e com um relvado seco, tornando a circulação de bola e sua recepção num desafio constante para todos os jogadores, a entrada em jogo dos transmontanos assustou os espíritos azuis mais inquietos. Uma bola no poste do Flaviense Edu, após uma saída em falso de Helton, causou suores frios aos homens de Jesualdo.


A contra resposta portista não podia ser mais taxativa. Guarín, aproveitando um mau alívio do Chaves, galgou metros de terreno e só parou quando a bola mergulhou no fundo das redes da baliza de Rui Rego. Impressionante e goleadora esta ponta final de época do nosso médio Colombiano. A vantagem chegava sem grande merecimento, mas teve o condão de catapultar o conjunto portista para exibição interessante nos primeiros 45 minutos.

Dez minutos volvidos, os Dragões voltavam a marcar, em mais uma cavalgada – desta vez foi Hulk – com a defesa de Trás-os-Montes em contra-pé. Falcao só teve de encostar para o golo. A muralha Flaviense dava sinais de desmoronamento a um ritmo alucinante, quase à mesma velocidade com que o Porto desperdiçava soberanas ocasiões de golo. Só Hulk foram 3 bolas na cara de Rui Rego. O intervalo chegava com resultado escasso.


O 2º tempo veio sem chama azul e branca e com o Chaves na expectativa. Com isso a partida mergulhou num lento e agoniante ode ao mau futebol. O desfecho parecia traçado e, para os jogadores azuis e brancos, não parecia interessar acelerar o ritmo. Suposição correcta, ou talvez não. A 5 minutos do fim Bruno Alves resolveu deitar gasolina na festa. Fez tanto fogo que se queimou e acabou expulso. Conseguiu, também, por os corações portistas a palpitar um pouco mais.

Afinal só deu fumaça. E no fundo, o que se viu este jogo foi o espelho desta equipa em muitos períodos da temporada. Insossa e choca como ó caraças. Valeu pela conquista da Taça.

Fotos: Ionline, Record, Público

33 comentários:

José Correia disse...

Quinto golo do Guarin nos últimos seis jogos (só não marcou ao SLB, no FCP x SLB).

José Correia disse...

Um jogador com a potência física e capacidade técnica do Hulk, se fosse mais concentrado no último passe e na altura de rematar à baliza, valeria quantos milhões?

André disse...

no resumo da TVI - guarin domina a bola com a mão, golo irregular do FC porto...
Fiquei a bater mal com esta

Não há a menor referência ao toque com a mão do clemente no golo do chaves


A expulsão do Bruno Alves é ridicula

Nuno disse...

Pois é André,esse canal é do mais anti-Porto que eu conheço,eu nem precisei de repetiçao para ver que o lance era irregular.

Eu ate me ria com os comentarios da bosta do comentador,entao a maneira que ele gritou golo do Chaves anulado na 1ª parte foi de rir á gargalhada qd ele soube que o golo tinha sido anulado,a partir daí tirei o som ao tv.

Em relaçao ao jogo,podiamos ter resolvido na 1ªparte com mtas chances de golo falhadas,lembro-me de 3 de Hulk e uma de Falcao.
Na 2ªparte o professor decidiu mexer na equipa e aí o Porto perdeu a identidade,mas o que conta é o resultado final e a Taça é NOSSA!

VIVA O F.C.PORTO!!!

José Correia disse...

O Falcao hoje não esteve particularmente inspirado, mas tem uma garra e uma atitude que deviam fazer corar de vergonha alguns dos "veteranos" desta equipa.
É em torno do Falcao que tem de ser construído o FC Porto dos próximos anos.

meirelesportuense disse...

Também me parece que as substituições do Jesualdo só prejudicaram a equipa, a saída do Miguel Lopes e o recuo do médio desse lado foi o rombo final...Mas o que me irritou solenemente foi a falta de vontade de arrumar com o jogo logo na 1ª parte!
AS entradas do Bruno são impetuosas mas longe de merecer o vermelho, ele tem imensa razão para estar aborrecido com o Proença, que lhe marcou sucessivas faltas, muitas provocadas pelos avançados flavienses que se baixavam para o fazer cair...E o Helton?...Nossa Senhora!
A TVI parecia a televisão de Chaves, mesmo no fim do jogo estava sempre do lado deles, o Porto não existiu...Agora o fazia o Jesus no Jamor?..Será que temos surpresa das grandes?...

José Correia disse...

Apesar dos baixos preços e dos muitos convites que foram distribuídos, havia milhares de cadeiras vazias no Jamor. Porque será?
Se o jogo tivesse sido disputado em Braga, como o Chaves sugeriu e o FC Porto estava de acordo, estou certo que a lotação tinha esgotado.

Orgulhoazulebranco disse...

O Porto ia pagando uma factura bem alta por não ter arrumado o jogo na 1ª parte.

fiona bacana disse...

Pardon my french, mas estes foram os meus pensamentos no final:

«M**** de equipa, M**** de treinador, M**** de jogadores, que m***** de mentalidade (segurar um 2-0 perante 1 equipa q desceu aos campeonatos amadores)».

Depois dos festejos que (não) vi, fico mesmo intrigada. Será 1 equipa q sabe q 1 porcaria de 1 taça n salva 1 época (algo sobre o qual fico mto contente, revela atitude)? N gostei das respostas do Helton, n gostei do posicionamento do Alves à Mourinho (sou 1 injustiçado em Portugal, deixem-me ir embora), n gostei da foto só c/ argentinos...

E se o silêncio fala mais alto do q 1000 palavras, o facto de PC ter demorado 2 minutos no balneário tornou mto claro q n queria contacto com JF. Dúvidas houvesse...venha o próximo. Que tenha o discernimento de trazer Domingos.

cumps

ps: ter octávio machado como comentador só pode ser gozar com a cara dos portistas.

José Correia disse...

O Telejornal da RTP abriu com a notícia da vitória do FC Porto na Taça de Portugal e, cerca de 30 segundos depois, passou para outra notícia dizendo que voltaria ao tema mais à frente.
Eu mudei de canal, e pude ver que a SIC dedicou ao tema meia-dúzia de minutos e a TVI (detentora dos direitos da transmissão da Final), cerca de 15 minutos.

José Correia disse...

"Tenho contrato até 2012. Vamos ver. Quero para mim melhores condições de vida. É um discurso realista. Tenho contrato com o clube, mas persigo melhores condições para a minha vida e a minha carreira"
Bruno Alves

José Correia disse...

"Tenho quatro anos de contrato e quero ganhar mais um título"
Hulk

José Correia disse...

"Vi primeiras páginas em que a Taça de Portugal não existia. Com alguma mágoa, percebi que a comunicação social não promoveu este espectáculo"
Jesualdo Ferreira

fiona bacana disse...

a sicn está a informar q adeptos do fcp e do chaves estão a ser apedrejados na 2ª circular

André disse...

agora na sic- hulk falhou porque não teve respeito pelo adversário e brincou...

meirelesportuense disse...

Pois é verdade, é assim que os meios de comunicação nos tratam, com ódio...Eu até esperei para ver alguma atitude menos respeitosa no momento do Hino Nacional, Lisboa merecia-o!
Depois, toda a reportagem da TVI foi indigna, tratou abaixo de cão o nosso emblema, só via o Chaves!...Gostei quando se perguntavam se ainda havia muita gente do Chaves a chegar, para encher as suas bancadas!?...E depois face à natural desproporção, diziam que o Chaves vencia largamente no entusiasmo!...
Não quero ser chorinhas, mas se o jogo fosse com uma equipa mais forte o Porto perdia...O penaltie sobre o Raul Meireles -ignorado- e o golo do Chaves -com a acção da mão a desviar do Bruno- eram suficientes!...Depois a expulsão do BAlves já era esperada, o PP andou sempre em cima dele!
Competia-lhe ser mais esperto.

Daniel Gonçalves disse...

A atitude da equipa na 2ª parte foi lamentável, segurar o jogo??? Contra o Chaves? E se Bruno Alves se quer ir embora que vá... não nos interessa termos a equipa a jogar em campo com 10 ou 10,5 jogadores porque 1 está presente fisicamente e com a cabeça noutro lugar.

DragoesJuntos disse...

Essa história do LISBOA merecia...
Não se esqueçam que como eu existem muitos mais adeptos do FCP em Lisboa.

Daniel Gonçalves disse...

A minha sugestão para substituir Jesualdo é aquele tipo que há uns anos atras na temporada de 2001/02 estava a treinar o União de Leiria: o José Mourinho; na impossibilidade deste um estrangeiro qualificado ou Villas Boas; Domingos depois de ter alcançado o 2º lugar deve ter uma cláusula de rescisão elevada.

Jorge Aragão disse...

Realmente este jogo espelha a época.
Deixa andar e fraquiissima qualidade de passe.
A+pesar disso, com o Hulk concentrado, eram sei na primeira parte.
A segunda ... Horrível!!!
Quanto à des-comunicação social, nem lhes ligo, tão vergonhoso é!!!
Só uma observação para um repórter grotesco da TVI que queria muita festa nos aliados, como se a Taça nos servisse de consolação...
E nas entrevistas nem se dignou ir para o local onde estava o grupo dos portistas!!!
Uma palavra para Jesualdo que bateu bem em cima dessa des-comunicação que não dignificou a Taça e só queria ver sangue com a saída ou não do Prof e dos jogadores.
Obrigado Jesualdo.Tenho-lhe imenso respeito.

Unknown disse...

foi uma pena o bruno alves, perdeu a cabeça com toda a razão num roubo escandaloso no golo do chaves, mas não se esqueçam do grande capitão e grande portista que é. não se esqueçam por exemplo do grande golo e grande exibição com o benfica em casa!
se ele sair vai ser sem dúvida muito difícil de substituir. esperemos que o próximo treinador se ficar sem o bruno aposte no nuno andré que é muito melhor que o maicon.

quanto ao jogo vitória fácil dum porto demasiado relaxado e facilitista, hélton a mostrar que o beto é melhor, hulk a mostrar que é um diamante a precisar de ser lapidado. Aquela arrancada do meio-campo que termina com a defesa do rui rego é brutal!!!

DJ Louro disse...

Mais um troféu para o palmares !!
O Jogo foi fraco e o FCP não foi brilhante, mas tambem é preciso dizê-lo: jogámos contra 12!
Um penaltie sobre o Meireles, diversas faltas duras do Chaves sem a devida admoestação e um amarelo a preceito para o B.Alves, para o tentar expulsar cedo, o que infelizmente só aconteceu aos 90 mns!
Os jornalistas foram maliciosos com os jogadores e com o tecnico, apesar de sabermos que o Jesualdo continua a inventar e a sacudir a agua do capote!
Afinal de quem é a culpa da pessima 2ª parte?
Viu-se pessimo jornalismo e uma má cobertura televisiva e como uma conquista do FCP não tem interesse, as televisões dedicaram 5 mns cada sobre o assunto e fim de reportagem!
Talvez fosse porque o jogo não lhes corrreu de feição,ou por ter sido uma festa do futebol, sem incidentes e sem vermelhos!

Orgulhoazulebranco disse...

"Foi o seu último jogo?" "Foi o seu último jogo?" "Foi o seu último jogo?" "Foi o seu último jogo?" "Foi o seu último jogo?" "Foi o seu último jogo?" "Foi o seu último jogo?" "Foi o seu último jogo?" "Foi o seu último jogo?" "Foi o seu último jogo?"
"Foi o seu último jogo?" "Foi o seu último jogo?" "Foi o seu último jogo?" "Foi o seu último jogo?" "Foi o seu último jogo?" "Foi o seu último jogo?" "Foi o seu último jogo?" "Foi o seu último jogo?" "Foi o seu último jogo?" "Foi o seu último jogo?" "Foi o seu último jogo?" "Foi o seu último jogo?" "Foi o seu último jogo?" "Foi o seu último jogo?" "Foi o seu último jogo?" "Foi o seu último jogo?" "Foi o seu último jogo?" "Foi o seu último jogo?" "Foi o seu último jogo?" "Foi o seu último jogo?" "Foi o seu último jogo?" "Foi o seu último jogo?" "Foi o seu último jogo?" "Foi o seu último jogo?" "Foi o seu último jogo?" "Foi o seu último jogo?" "Foi o seu último jogo?"´
"Foi o seu último jogo?" "Foi o seu último jogo?" "Foi o seu último jogo?"


"Foi o seu último jogo?"


QUE CHATOS!PORRA! HAJA PACIÊNCIA!
MAS ACHAVAM QUE IAM DIZER ALGUMA COISA DE MAIS? LIVRAAA


Bem,nem vale a pena bater muito no ceguinho...ACABOU.FIM.
venha a próxima época e o sangue novo que é tudo o que esta equipa precisa.Quem quer estar está,quem não quer não está.Period.

Bruno disse...

Já sabem alguma coisa sobre os apedrejamentos aos autocarros do FCP?

Será que era isso que o gajo da BenficaTV falava?

meirelesportuense disse...

"Essa história do LISBOA merecia...
Não se esqueçam que como eu existem muitos mais adeptos do FCP em Lisboa."
Ricardompr:
-Sim repito, Lisboa merecia-o, mas a Lisboa que eu me refiro é a Lisboa que se vê reflectida nestes meios de comunicação social, que nos odeiam e o mostram de forma patológica...Então o Guarin toca a bola com a mão? E o Clemente aproveita a falha do Bruno Alves?...E a gente entrevistada era inevitavelmente do Chaves -em minoria- e nesses grupos surgia sempre um dirigente Flaviense convidado antecipadamente?!?...
-Resposta à altura ouvi-a eu de um adepto do próprio Chaves: -Está bem entregue sim -a Taça-, foi para o Norte!...
Os que vivem em Lisboa, independentemente de serem ou não Portistas, mas se enojam com estas atitudes dos alfacinhas, esses, estão fora desta Lisboa de que eu falo!
Creio que me fiz perceber.

Daniel Gonçalves disse...

Uma palavra de apreço para Jesualdo, independente de continuar ou não como treinador do Porto, mostrou carácter na forma como defendeu a equipa no jogo do Dragão contra o SLB; na forma como hoje atacou certa comunicação social que desvalorizou o jogo da Taça e preferiu mostrar a "recepção" que foi dada a um clube pela comitiva militar da GNR (independentemente do clube que lá for é obrigada pelo protocolo a fazer uma recepção à equipa) em Timor; e na forma como reagiu às perguntas dos jornalistas "Foi hoje o último jogo?" "Vai sair?" E os jornalistas não perguntavam sobre o jogo.

André disse...

Que seja final de época seja uma lição !
Assim que baixamos a guarda somos atacados de todos os lados, somos obrigados a aturar as infâmias de uma imprensa miserável e subserviente à lampionagem!

A próxima época não vai ser fácil, o apoio ao slbosta vai continuar.

Não podemos falhar! nunca! Portistas este ano provamos um Fel amargo e injusto, não se esqueçam nunca este ano, não perdoem...e não se aburguesem!

ATÉ OS COMEMOS CARAGO E SEM PIEDADE! NÃO NOS VAMOS ESQUECER!

Pitágoras disse...

Jogo fraco e vitória merecida mas sem brilho. Para o ano há mais e espero que MUITO melhor.
A transmissão da TVI foi sofrível.
Por o Octávio Machado a comentar é tão inteligente como pôr o Zé Cabra a cantar o "Porto sentido" do Rui Veloso. Mas que raio de qualificações tem o OM para comentar jogos de futebol?
Aspectos positivos: Hulk (apesar dos falhanços) e a vitória. Aspectos negativos: O estádio, a 2ª parte e o descontrolo do B Alves, lamentável sobretudo no capitão de equipa.

Pinto Moreira disse...

A taça e nossa!
é verdade que nao foi um grande jogo, mas o mais importante foi a vitória, nao gostei das declaraçoes do helton e principalmente das do b.alves, parece que so os sul americanos do porto(tirando o helton) tinham ganho a taça, quanto á comunicaçao social ja é normal que eles nos tratem mal, por isso nao me espanto mais.

Pedro disse...

Lamentável foi a cobertura noticiosa antes e depois do jogo. Quem viu o resumo que passou na TVI entende-me...

O caso do apedrejamento na 2ª circular completamente ignorado, com excepção da Sic Noticias e do Mais Futebol.

E as capas da Bola e do Record são razão para os mandar á merda. Nunca mais na vida comprarei nada e esses vendidos.

Ps: Criticar a imprensa lisboeta, o centralismo, a mentalidade tacanha do poder de lisboa não pode de facto ser feita de forma a atingir os lisboetas ou a cidade em sí. Temos de distinguir as 2 coisas. Até porque o número de adeptos do FCP em Lisboa é assombrosamente mais elevado do que se pensa...

E parabens ao Jesualdo, obrigado pelo bom trabalho e defesa do clube que assumiu muitas vezes sozinho. Posso discordar dele em termos técnicos, mas foi um treinador vencedor e importante na nossa história.

meirelesportuense disse...

É imperioso fazer uma distinção entre os dois de Lisboa, ABola ainda se lê apesar do seu antiportismo e das 1ª páginas de obscurantismo, mas o Record é execrável, na linha do CorreiodaManhã, simplesmente lixo!...

Luís Carvalho disse...

Mais uma vitória, numa final de Taça, sem brilho, que será esquecida em dois tempos, tal como a do ano passado.

Continuamos com um problema gravíssimo na defesa. Qualquer adversário, por mais fraco que seja, cria-nos uma série de problemas bicudos.
A eventual saída de Bruno Alves, ainda tornará mais grave a questão.
Pura e simplesmente, com Jesualdo, desaprendemos a defender. Algo que era uma espécie de imagem de marca do nosso FCP.

Como se viu pela partida de ontem, mesmo apesar desta série de vitórias consecutivas, os nossos problemas continuam lá todos.

Muita coisa terá que ser alterada para voltarmos às vitórias.
Que ninguém se deixe levar por este final de temporada ilusório.

meirelesportuense disse...

O Record ainda cheira, tresanda à escola do Rui Cartaxana, um dos tais que não me doeu nada saber "ter ido embora" definitivamente...