quinta-feira, 27 de maio de 2010

Viena, 27 de Maio de 1987


É sempre bom recordar esta data! Não foi "só" um título europeu. Foi o jogo que inscreveu para sempre o nome do F.C. Porto na História do futebol mundial. Foi um espectáculo emocionante e de alta qualidade. A todos os heróis de Viena, obviamente incluindo Jorge Nuno Pinto da Costa e Artur Jorge, parabéns pela efeméride!

19 comentários:

Remígio Manuel Silva da Costa disse...

Pela graça divina, estive lá!
Deus e Alá, juntos!! Único e irrepetível. Viena, meu amor!

miguel87 disse...

23 anos depois continuo a recordar este dia como se fosse ontem! E tinha só 7 ou 8 anos...
Que grande vitória!

pois disse...

Caro Alexandre,

Tenho que aqui confessar que mal consegui ver este jogo. Não consegui ir a Viena e então restou-me tentar ver o jogo pela TV em casa - de meus pais. Ora acontece que o meu pai teimou em ter a TV na sala e eu que estava tão inchado que não cabia na sala!!!
E para passar o inchaço? Amigos o que durou - acho que ainda dura - o inchaço provocado por este jogo.
Agora mais a sério, este jogo deixou-me uma amargura muito grande, a lesão de Fernando Gomes pouco antes e que impossibilitou o contributo no jogo de um dos nossos mais carismáticos e adorados jogadores e pontas de lança. O grande ponta de lança português do PORTO - dos que me lembro de ver jogar. Mas elevou e demonstrou definitivamente a enorme categoria de Madjer e Paulo Futre. Madjer era dos jogadores por quem valia a pena parar de fazer qualquer coisa - qualquer coisa mesmo - que estivessemos a fazer para apenas pareciar a magia do seu futebol.
Saudações PORTISTAS

Anónimo disse...

Eu na altura também tive pena de o Gomes não ter podido jogar a Final, caro "pois",mas mais tarde, quando ele protagonizou algumas cenas lamentáveis ao serviço do clube, dei comigo a pensar: ainda bem que quem levantou aquela taça foi o João Pinto!

pois disse...

Alexandre,

Eu das cenas não sei e por isso não acredito muito nem comento mas naquela altura foi uma injustiça e uma tristeza muito grande.
O Homem mercia mesmo jogar e marcar.
Cumprimentos

Daniel Gonçalves disse...

Lembro-me deste dia e nunca o esquecerei, ficou gravado na minha memória os contornos deste dia, muitas outras coisas podem entrar na minha cabeça e sair dela rapidamente mas o que se passou na minha vida neste diqa nunca. Ainda me lembro de ver o jogo acompanhado de familiares e amigos e da festa que fizemos depois do jogo com a vitória. INESQUECÍVEL.

Santiago Salas disse...

Esse dia de 1987 foi um dia de contradições para mim. Por um lado esta conquista maravilhosa feita pela minha equipa e por outro lado
tive nesse dia uma perda importante na minha vida e que me deixou com um misto de sentimentos de tal ordem que ainda hoje não sei definir o que verdadeiramente sentia.
Mas isso é passado e o futuro é que interessa neste momento.
Como tal e tendo em conta que o futuro próximo do clube é a contratação de um treinador, quero aqui deixar uma sugestão antes que algo seja decidido pelo nosso clube.

Aliás, já deixei uma vez a sugestão (se bem que em forma de pergunta, à qual ninguém me soube responder), neste blogue, do nome de um técnico que acho que seria consensual para todos os Portistas.
A ver se chegam lá.
Fala inglês, holandês, espanhol e um pouco de português.
Já ganhou uma Liga dos Campeões, e treinou uma das melhores (para alguns será mesmo a melhor) equipas do mundo.
Hoje em dia está afastado dos grandes palcos mas continua a treinar um clube de relativa dimensão na Europa, embora esse clube nem na Europa fique.
Sabem quem é?

Não acho difícil e seria (acho eu e muita gente a quem sugeri em conversa aqui pelo burgo) uma escolha consensual e de todas as formas perfeita.
O único entrave seria por ventura da parte dele, devido às provas em questão (liga Europa) e provavelmente aos baixos salários que se praticam em Portugal, por comparação por onde tem passado, mas este ultimo aspecto creio que poderia ser resolvido se houvesse interesse.

Anónimo disse...

"pois",

Não se trata de acreditar ou não acreditar, pois estamos a falar de factos. Primeiro com Tomislav Ivic como treinador em 1987/88 e depois com Artur Jorge de volta ao leme em 1988/89 o Gomes protagonizou actos de indisciplina. Mais: aquando da célebre cena da "sobremesa do Funchal", a RTP deu-lhe tempo de antena como nunca lhe tinha dado, e ele aproveitou para lavar roupa suja na praça pública. Achava-se mais importante que a equipa e nunca aceitou ter perdido a titularidade. Por isso o F.C. Porto não lhe renovou o contrato no fim dessa época de 19888/89, aquando da famosa "limpeza de balneário", altura em que a expressão foi cunhada.

Depois, durante vários anos, s+o aparecia em público para falar do Porto quando as coisas não corriam bem, assim a modos que um crítico nunca assumido. Era muito requisitado pela comunicação social lisboeta e nunca se fez rogado. Tinha todo o direito a ser crítico, claro, mas o modo como o fazia não era o mais elegante. Sempre pareceu ter ficado ressabiado com o modo como saíu do FCP.

Ultimamente parece ter feito as pazes com PC e abandonou a anterior postura.

Anónimo disse...

Sr. João Calabote,

Frank Rijkaard, obviamente. Seria um nome muito interessante, mas creio que neste momento a questão é académica (sem segundo sentido;-)).

Santiago Salas disse...

Exactamente Alexandre,

apenas insisti porque da outra vez ninguém me respondeu e sempre me pareceu a melhor opção. Também achei estranho que mais ninguém se lembrasse dele, quando havia (e há) muitos adeptos a pedirem Co Aadriansesn de volta ou um treinador holandês por causa do tipo de jogo que eles incutem nas suas equipas.

Em principio a escolha deve realmente estar feita e será uma questão de tempo até ser oficializada.

Azulantas disse...

Se há um jogo de futebol que marcou a minha vida é sem dúvida este.

Foi a loucura total depois da reviravolta (e que reviravolta!).

Mac disse...

Acho que vai ser mais uma daquelas noticias que vai demorar 2 segundos e que ninguém vai discutir.

http://www.maisfutebol.iol.pt/benfica/jorge-jesus-maisfutebol-liga-comissao-disciplinar-ruben-micael-benfica/1165964-1456.html

Santiago Salas disse...

Porque mentiu Jesus?
Ele que ao 2º dia, da semana, disse na entrevista do Trio D'Ataque que não tinha tocado no Rúben Micael.
Porquê senhor?
Vós que sois frontal e leal e correcto que até dizeis que Quim é um guarda redes para ir ao Mundial mas ao mesmo tempo o mandas embora em directo pela televisão? Porquê?
Porque é que sois sportinguista desde pequenino mas agora não o admites senhor?

Porque és mais Judas que o Judas alguma vez foi.


http://www.maisfutebol.iol.pt/benfica/jorge-jesus-maisfutebol-liga-comissao-disciplinar-ruben-micael-benfica/1165964-1456.html

meirelesportuense disse...

Foi mesmo "a minha grande noite" de futebol.
Depois da vitória, nessa noite, a Cidade ficou diferente, passei por ela como por terra conquistada, não era a mesma terra, não era a mesma gente, as pessoas eram todas amigas mesmo não se conhecendo de lado nenhum...Só buzinas e bandeiras e gente por todo o lado!..Não fui ao centro, deixei os amigos com quem vira o jogo, vim directo para casa para junto da família e a família foi para o centro, para me tentar encontrar pensando que eu os esquecera e fora para lá...Desencontros de uma noite ímpar!
Não havia telemóveis...Até parece que foi no século passado! -Espera aí, mas foi mesmo no século passado e até parece ter sido ontem...

pois disse...

Caro Alexandre,

O que digo e reafirmo é que não conheço as coisas com pormenor e às vezes no convento só quem lá está dentro. Mas continuo, na altura era (com 14 anos) tão pportista como "gomista" - já me passou, felismente. E quando soube que Gomes não jogava só me dava vontade de chorar e chorei de alegria.
Cumprimentos

Santiago Salas disse...

Acabei agora de ouvir as noticias de desporto da antena1 (sobre o FC Porto nunca acertam nas previsões e são capazes de gastar uns 30 ou 50 ... segundos de noticias sobre os azuis e brancos) e a bola branca da renascença e pasmem-se ... não ouvi as declarações do Mourinho sobre o ti maria e o nocuentão.
Se calhar é por ter dito as maravilhas que disse sobre os dois.

Anónimo disse...

"Pois",

A entrevista do Gomes na RTP a que aludi não foi no "convento", foi bem pública e bem triste.

Mas compreendo o que você sentiu. Quem não quereria, independentemente da falta que fazia, que o Gomes tivesse jogado aquela Final?

E a ele devemos juntar o Lima Pereira, que também partira uma perna pouco antes do grande dia.

pois disse...

É isso Alexandre,

Não consigo perdoar a Mourinho o comportamento na final da Liga dos Campeões, mas Gomes é um filho da casa - não sou nem quero nem posso, nem, nem ser pai do Gomes - mas Gomes contribuiu de forma decisiva não no fazer de mim PORTISTA (que devo a meu pai e meu avô) mas na consolidação de um PORTISMO fervoroso, orgulhoso, altivo, bairrista, lutador etc, etc.
Ainda hoje recordo com saudade os golos que marcava e a pinta que tinha. Relembro como se fosse hoje um de cabeça, na luz em que deixa saltar os centrais e salta depois (o seu tempo de salto era qualquer coisa) e tipo M. Jordan paira no ar bem por cima deles e marca como dizendo: pegai e comei todos.
Aos 14 era de ver, pegar na bola e vir a correr para a rua partir os vidros à vizinhança!!!

Luís Carvalho disse...

"Deus e Alá, juntos"

Excelente analogia.