quinta-feira, 13 de maio de 2010

Hoje fala-se do Papa

Já passaram uns dias desde que PdC deu esta entrevista ao jornal Grande Porto, aproveitada pelo i, mas acho que há algumas coisas que vale a pena sublinhar, e hoje é um bom dia para falar do Papa (vitórias)

Antes de mais é evidente que nestas entrevistas, a verdade que se passa nem sempre é a verdade verdadinha, mas sim aquilo que interessa passar. Por isso é óbvio que ninguém acredita que a frase "Não falei com Jesualdo nem com ninguém para a próxima época" seja verdadeira, a uma semana de acabar a época era muito mau sinal que a próxima época não estivesse a ser preparada há uns 2-3 meses.


Mas esta entrevista deixou-me algumas questões no ar, que por aqui ficam - pode ser que um dia tenham resposta ou desenvolvimentos:

PdCEquilibrar era se as contas ficassem no zero. Nós tivemos no último exercício um lucro de 26 milhões. As vendas foram para desequilibrar positivamente as contas...


Hum! Como diria o outro: Olhe que não! Olhe que não! O lucro do último exercício foi de 5,1 milhões, a acreditar nos relatórios e contas. E temos de acreditar, não é?

Mas concordo que equilibrar era se as contas ficassem a zero, o que acontece é que as mesmas não estão positivas, nem a zero, estão negativas. Sendo verdade que os últimos 3 exercícios foram positivos 2,3 + 8 + 5,1 = 15,4 milhões, este valor ainda só cobre sensivelmente 50% do último exercício negativo (-30,5 em 2006).

Com este historial considerar que as vendas foram para desequilibrar positivamente as contas acho um bocadinho forçado.

PdC: A decisão sobre quem vai ser o treinador pertence só ao presidente do FC Porto? 
Exactamente, mas é evidente que o presidente do FC Porto antes de tomar uma decisão vai ouvir muita gente.

Longe vão os tempos em que PdC decidia com o Chefe do Dep. Futebol e depois comunicava ao resto da gente.

PdCHaverá a excepção do Prediger, que não se adaptou, mas também porque não teve oportunidades.

Essa é uma indirecta para alguém?

PdC: Os técnicos é que avalizam quem fica. Nenhuma direcção manda um jogador embora se o técnico os quiser, até porque é mais fácil ficar com os nossos. 

Outra indirecta?

PdCNão vamos contratar só por contratar. E também não estamos vendedores. 

Assim o espero.

PdCPrecisamos de recuperar esses jogadores e tirar rendimento deles, bem como de outros que neste final de época estão a revelar-se grandes valores do plantel, como são os casos do Belluschi e do Guarín

Mais uma indirecta?

Eu cá sempre achei que o problema esteve mesmo aí: no retirar o rendimento dos jogadores, e nesta história há um personagem principal.

PdCMantemos essa posição, embora haja uma excepção: decidimos expressamente apoiar a candidatura de José Luís Arnaut à presidência da assembleia-geral, até cheguei a propor o nome dele para presidente da direcção, mas disseram-me logo que era impossível.

Quem disse? Joaquim Oliveira?
Mas afinal o FC Porto mexeu-se para as eleições da liga, a questão é por que motivo depois se põe de fora.

PdC: O museu do clube vai localizar-se onde?
Vai ser onde era o bingo. É uma área com 5 mil metros quadrados, num local privilegiado, que integra o próprio estádio e tem facilidades de acesso a pé ou de metro, já que tem uma estação à porta. 

E a loja Azul também vai mudar?





29 comentários:

pois disse...

Meu caro,

Como dizia um amigo há sempre um ponto de vista e a coisa vista de outro ponto!

Repare:
o NGP dá a entrevista no sofá, será uma indirecta a quem caiu da cadeira;
o NGP coça o bigode que não tem, será uma indirecta a quem tem bigode;
o NGP fala em não abandonar o barco, será uma indirecta a certos ratos que abundam;
passa alguém por trás do NGP será que lhe andam a fazer sombra;
Abraços

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Tem toda a razão, "Pois". Há sempre um ponto de vista, e o deste artigo é o ponto de vista do João Saraiva, e não "uma dúvida existencial". Mas o seu ponto de vista é que não temos o prazer de conhecer.

Pitágoras disse...

Caros amigos, em minha opinião tudo na vida tem um fim e penso que está chegada a hora de Pinto da Costa (PC) deixar o leme do clube. Considerem os seguintes aspectos:

- O discurso de PC está gasto, perdeu piada e assertividade;

- Todo o processo "apito dourado" o desgastou bastante;

- Muitos dos problemas legais que o assolaram e que atingiram o clube, passaram por decisões pessoais relacionadas com a sua vida privada;

- Por muita estima que tenha pelo PC ele não tem o direito de colocar os seus interesses pessoais acima dos interesses do clube;

- A forma como a direcção do clube lidou com os, lamentáveis, acontecimentos que precederam e sucederam o Porto - B. (não gosto de dizer palavrões) não me pareceu ajustada ao que entendo ser a vivência do fenómeno desportivo;

- PC continua a ter um discurso exclusivo, eu não resido no Porto, não resido no Norte e muitas vezes sinto-me excluído pelo discurso de PC;

- Há que renovar, 30 anos dão para criar muitos vícios, muitos deles não virtuosos.

Viva o FCP.

Orgulhoazulebranco disse...

eu dou-lhe um voto de confiança.
e não quero discursos,quero resultados.depois disso,logo vejo.

Pitágoras disse...

No meu comentário "discurso" é no sentido figurado.
Para mim os resultados são a razão de ser da existência da equipa de futebol, pois para fazer bem à saúde não é de certeza. No entanto os resultados devem ser o corolário de um excelente trabalho de equipa e devem ser obtidos acima de qualquer suspeita ... se é que me faço entender!

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Daniel Gonçalves disse...

Dou o benefício da dúvida por mais 1 mandato, até porque ainda não surgiram alternativas, vejo pessoas como Rui Moreira, Fernando Gomes (antigo jogador), António Oliveira como possibilidades.
Concordo com o Pitágoras, foram as relações da vida pessoal que acabaram por atingir o Clube, a promiscuidade da vida de presidente com a sua vida pessoal foi aproveitado para atacar o Clube.
O ponto fraco de PDC enquanto Presidente (reconheço-lhe os ENORMES méritos nas grandes vitórias do clube) foi a escolha de treinador, que será a próxima e principal medida do mandato que aí vem, de lembrar os erros de Quinito, Octávio Machado, e Couceiro. Quinito não tinha capacidades para treinar o Porto, a ilusão em ver em Couceiro um novo Mourinho ou Pedroto; Robson só veio porque Sousa Cintra o deu de brinde, quando escolha de PDC era Queiróz em 1994, se tivesse vindo Queiróz não acredito que este tivesse saído vitorioso, e Robson seria campeão no Sporting. Mourinho veio porque lho indicaram na altura (Presidente do Leiria). Se a escolha de treinador depende de PDC que ouça muita gente (competente na matéria e de confiança) antes de tomar a decisão e reflicta bem.

Pedro disse...

Alguém que nos últimos 10 anos acertou 90% das vezes merece o beneficio da dúvida. Não por fanatismo ou devoção, mas por competência comprovada.

Estou-me nas tintas para as asneiras da sua vida pessoal. Só vejo PC como presidente do meu clube.

Em relação ao post, a análise aos relatórios de contas é simplista e incompleta. Consulte por favor os relatórios enviados á CMVM em 2009/2010 (semestre a semestre) e reveja o relatório de contas do clube. Há várias somas e totais a considerar. A análise aos capitais próprios por exemplo não pode ser completamente ignorada.

No final do seu novo mandato faremos uma avaliação mais correcta e objectiva.

Daniel Gonçalves disse...

Foram más escolhas de treinadores que custaram títulos/troféus ao Clube: a época de Quinito foi esbanjada, quando foi substítuido já tinhamos sido eliminados de forma vergonhosa da Europa, nunca mais recuperamos a desvantagem para o título; com Octávio idem, apesar de PDC ter corrigido a tempo, contratado o Mourinho, que nos trouxe a maior alegria da década, mas uma análise cuidada já deveria ter dito (olhando para o passado e visto o que tinha acontecido no Sporting) que Octávio poderia dar mal. Despedir Fernandez e contratar Couceiro foi uma decisão que só mais tarde se revelou errada, com o técnico espanhol teriamos sido Campeões, a equipa jogava 5 jogos bons e 2 sofríveis ou maus (mas considerando a saída de jogadores campeões europeus e o desfalco da equipa não poderia ser de outra forma) com Couceiro foram todos maus.
Concordo que PDC acertou em 90% das vezes, apenas lembro que a escolha de treinador é a medida que determinará o sucesso das próximas épocas e é preciso escolher bem. Não ponho em causa a competência de PDC, reconheço o seu enorme papel nas vitórias do clube ao longo da sua presidência.

Miguel Magalhães disse...

Nao gosto do facto de PdC e a SAD se terem calado perante todos os ataques de que fomos alvo nestes ultimos anos
Nao me identifico com a politica de entreposto de jogadores seguida pela SAD
Nao acho que a gestao economico-financeira seja de sucesso
Acho que a ausencia de jogadores da casa no plantel esta a acabar com a mistica do Porto
Acho que o PdC nao tem direito de levar as namoradas a passear para os camarotes dos estadios nem para os eventos oficiais em que ele esta a representar o Porto
Acho que o PdC merece uma estatua junto ao Estadio do Dragao
Acho que ele ja nao é o melhor presidente para o Porto. Sangue novo seria bom
Mas como nao aparece ninguem a avancar e a candidatar-se, é o que temos, tem provas mais que dadas e so me resta esperar que as coisas mudem
O meu voto sera em branco.

Anti PORKOS CORRUPTOS!!!! disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
José Correia disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
José Correia disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
José Correia disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

"se entrasse alguma lista «credível»".

Ele devia ter dito isto antes do fim do prazo e não apenas agora. Sabe muito bem que, até por uma questão de respeito pelo seu passado, ninguém se candidata contra ele.

E essa treta do museu só é susceptível de impressionar os basbaques. Não há mais ninguém no FCP capaz de supervisionar a construção e instalação de um museu? Estamos mesmo mal...

Quanto ao treinador: alguém acredita que num clube "muito à frente", como diz a turba, não está ainda definido o treinador para a próxima época? Tudo isto é conversa mole para adepto mole ouvir.

Quanto às habituais incursões de PC pela política só digo que já cansam, e um presidente do FCP devia abster-se de as fazer, como ele muito bem dizia em relação ao seu antecessor. Se estivesse calado, se calhar o Rio já tinha ido embora.Fernando Gomes? Quem, aquele senhor do taxo na GALP? Grande defensor do Norte, sim senhor...

pois disse...

Caro Alexandre, caros PORTISTAS eis o meu ponto de vista.
Entendo que todos se alinharam, não para ganhar ao PORTO, mas para não permitir que o PORTO pudesse tentar vencer.
Podemos referir situações diversas e o meu caro deve até conhecê-las muito melhor do que eu. Para avivar a memória vou referir apenas algumas:
1) Falta de senso nas nomeações do CA;
2) As decisões consecutivas do CD;
3) As decisões prejudiciais ao PORTO dos exmos. srs. árbitros;
4) A falta de coragem para decidir contra o CR;
5) A postura vergonhosa e falaciosa da CS;
6) A postura dos nossos governantes - nomeadamente do nosso 1.º por ocasião da final da taça da liga;
7) Repare por ex na arbitragem do jogo braga - guimarães;
Tivemos erros próprios que em nada ajudaram a combater o contexto externo? É óbvio que sim. Mas quanto a estes está na nossa mão a sua correcção, quanto aos outros as minhas dúvidas são muito grandes. E no meio dessas dúvidas, as poucas certezas que tenho são:
1) Este presidente é o melhor colocado para fazer frente à corja que nos tenta minimizar;
2) Os PORTISTAS sem excepção necessitam de estar alerta e de se prepararem para contribuir todos para que quem nos quer prejudicar não consiga chegar a bom porto.
Repare ainda que apesar de todos os erros que cometemos; apesar dos méritos que o NGP atribuiu aos borrados; apesar do “endeusamento” que a CS lhes proporcionou, apesar de serem 489.256.398…… milhões a SE, o CR, os borrados só sossegaram esta época aos 78 minutos do último jogo, isto porque aos 72 minutos quando ricardo chaves pôs, mais uma vez, o inexpulsável luisão de cócoras e de costas cabeceou para o rio ave com 10 empatar o jogo, os borados borraram-se todos e cagadinhos só pensavam que, se o rio ave marcasse mais um e o braga vencesse na Madeira, nem depois de tudo o que toda a gente assistiu seriam campeões. Reparou que o golo que mais festejaram foi o do nacional, sintomático da confiança reinante.
Saudações PORTISTAS

Mouro disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Pedro disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Santiago Salas disse...

LARGUEM A BRAGUILHA AO HOMEM.
Andam aqui sempre a "reflectir" sobre o Pinto da costa como um cão a correr atrás da própria cauda.
Sabem quando é que conseguem agarrar a cauda?
Quando a cauda quiser.
O Pinto da Costa é o melhor presidente de qualquer clube que alguém pode ter e no entanto nós que o temos, temos também quem ache que ele nem um computador não pode errar ou ter vida privada ou objectivos pessoais.
Não dou mais para este peditório.

Anónimo disse...

Ó Pitagoras voçê ainda não percebeu que está com problemas de identidade?
já vi muito menino começar por aí!
Vou colocar aqui o coment que coloquei no post anterior para ver se se enxerga.


Caro Pitágoras o B. ?
Quem é o B.? é aquele team que tem adeptos que matam no Jamor, que queimam autocarros, que atiram pedras ao carro do PdC e do FCP, que quase mataram o Filipe Santos numa emboscada, que tem stewards amestrados e primos Fernandos que dão pontapés em dirigentes Portistas no túnel da Luz?

Será aquele team que encena apedrejamentos de autocarro? ou seja que apedreja o seu próprio autocarro?
Essa é que é a equipa B.?

Meu caro, como dizia o verdadeiro Pitágoras: "O maior sinal de Burrice é julgar que os outros são Burros!"

PS1 Meu caro dá azar fazer-se passar por quem não é!
Cheira-me que vamos conseguir algo de bom para nós já este fds! o que será?

PS2. Tá visto que os encornados tão a ficar especialistas em artimanhas, fraudes, encenações, emboscadas ciladas e sei lá mais o quê!

Pedro disse...

Deixem lá o PC, e preocupem-se com atitudes como a que a CMP tomou hoje, e irá tomar se o FCP ganhar a Taça de Portugal.

O Rui Rio tem muitos fãs, até neste blog. Mas quero que se f***

portodocrime disse...

ena pá.
andam aqui uns gajos disfarçados de moinas.
eles não enganam ninguem.

Biba o Porto.

Abraço

Pitágoras disse...

Caro templo do Dragão algumas observações:

1) O meu nick Pitágoras refere-se ao verdadeiro, o matemático e filósofo grego, esse sim o verdadeiro, que jamais proferiria uma frase tão primária como a que lhe atribui.

2)Quanto a fazer-me passar por quem não sou, não percebo onde quer chegar, caso não tenha reparado este blogue chama-se reflexão portista e foi o que pretendi fazer com o meu comentário, mas o seu conceito de reflexão deve ser a que o espelho lhe devolve quando olha para ele.

3) Os casos que refere de agressões a portistas são verdadeiros e lamentáveis, mas não é fazendo igual ou pior que nos tornamos melhores do que eles.

4) Estou habituado a pensar pela minha cabeça e, apesar de gostar muito do Porto e admirar Pinto da Costa não concordo com tudo o que ele faz, e digo-o, pois não sou carneiro nem de signo.

5) Se aquele adjectivo de "encornado" é comigo fique sabendo que, felizmente, ainda não sei qual é a sensação, já você parece perito.

6) É por causa de indivíduos como você que nós, portistas, temos a imagem pública de um bando de marginais provincianos.

7) Desejo que no domingo consigamos erguer o caneco.

8) Viva o FCP.

9) Quem pensar que não sou portista quero que se f***

Daniel Gonçalves disse...

Caro Pitágoras acredito, nem coloco em dúvida, que o seu portismo é sincero.
Relativamente ainda a PDC penso que tem de adaptar o discurso, aliás para voltarmos a ser campeões, e espero que encontre um treinador à medida da mística do Clube, não me parece que Jesualdo continue, nem acredito que o seu sucessor já esteja escolhido, a próxima temporada pode já estar delineada há 2,3 meses como refere o post, mas o treinador ainda é incógnita, porque ainda havia/há a possibilidade de Jesualdo continuar.

blueII disse...

Caros Portistas. este tipo de discussões e divisões são exactamente aquilo que só irá beneficiar os nossos grandes adversários. Deve discutir-se tudo no nosso clube, até mesmo o presidente. Os cemitérios estão cheios de insubstítuiveis. Ninguém pode seriamente questionar que o mérito maior das vitórias do FCP se devem a ele. Mas também é preciso alargar os horizontes e perceber que é tempo de renovar o clube. Somos um grande clube e temos obviamente gente muito capaz de fazer um excelente trabalho, no topo da direcção.

Anónimo disse...

Ó Pitágoras! Depois do Santo comunicado do seu clube só faltava o seu angelical "não percebo onde voçe quer chegar"!

Meu caro essa do "Viva o FCP" é tão fraquinha!
isso era à 30 anos atrás!
AGORA GRITAMOS A PLENOS PULMÕES

Viva o Bicampeão do Mundo!

Mas é sempre bom ouvir alguém dizer Viva o FCP, por isso força, continue...


PS E ainda não tenho um canal de TV para ameaçar com porrada ...tvz assim melhorasse a minha imagem pública.

Pitágoras disse...

Templo do Dragão remeto-o para o ponto 9 do meu comentário.