segunda-feira, 24 de maio de 2010

"No Canadá a brincar aos túneis"


Uma época quase inteira com tantos litros de tinta a correr face a incidentes nos túneis ao longo do campeonato não fazia prever cenário tão lamentável na digressão benfiquista. O jogo para nada contava - nem houve direito a troféu nesta Ontário Cup -, e previa-se apenas mais um amigável entre o emblema da Luz e, neste caso, o Panathinaikos. Pena, lá está, que a coisa tenha descambado para cenas de pancadaria entre os jogadores e pena também que a história deste jogo tenha de começar... por aqui, apesar de a confusão nem ter sido nos túneis de acesso aos balneários.

Tudo arrancou verdadeiramente ao minuto 26, depois de uma entrada de Airton (viu amarelo três minutos mais tarde) sobre um adversário. Os gregos iam respondendo quando podiam e, em mais uma cena lamentável, David Luiz até acabou por ser (justamente) expulso, ou não tivesse pisado o joelho de Marinos. Estava "incendiado" o ambiente num jogo que nem deveria ter rastilho. Já perto do final da primeira metade, César Peixoto cometeu falta sobre Leto - o argentino foi uma dor de cabeça para a defesa benfiquista - e o árbitro deu a primeira parte por terminada, sendo que Airton ficou com a bola nas mãos. Talvez por não terem percebido que a ordem era de regresso às cabinas, os gregos foram tentar tirar o esférico ao brasileiro, no sentido de cobrar a falta. Daí, resultam logo agressões ao camisola 2 - pelo menos uma chapada na cara - e, quando veio em defesa do compatriota, Sidnei também deu um soco e um pontapé num adversário. A confusão instalou-se, multiplicaram-se os braços e pés pelo ar, sem dar para perceber quais as investidas que, de facto, se efectivaram.


No meio, Rui Costa não teve mãos a medir para separar jogadores e acabou largos minutos a trocar impressões com jogadores do "Pan" antes de estes rumarem aos balneários. Para se ter noção do quão rasgadinho esteve o "amigável" até ao intervalo, basta ver que fechou com quatro cartões amarelos (três para o Benfica e um para os gregos) e um vermelho, a David Luiz. É obra.

Ah, é verdade, houve um jogo. Esse, propriamente dito, teve mais posse de bola para o Panathinaikos e foi isso que também irritou os jogadores encarnados desde o apito inicial. Para quem marcou mais de 100 golos em jogos oficiais custou correr atrás da bola. E as águias já não sabiam o que era ficar em branco há meio ano: a última vez foi a 28 de Novembro do ano passado, na deslocação a Alvalade para a Liga.

(...)
A equipa de arbitragem, essa, saiu sob escolta policial e um enorme coro de assobios.

Filipe Pedras, enviado especial de OJOGO a Toronto (Canadá)


Nota: os negritos são da minha responsabilidade

19 comentários:

Azulantas disse...

Até percebo o enquadramento - túneis e tal... - mas este post devia estar no blog Reflexão Benfiquista e não aqui no RP.

Infelizmente continuamos a dar muita trela ao slb e suas peripécias.

hugodom disse...

Inventam cada coisa para justificarem o comportamento inapropriado dos jogadores do FCP no Luz. Já chega de chorarem!
Este comportamento dos jogadores do SLB tb é de se condenar. Ninguém imagina isto!

Paulo Marques disse...

Isto é apenas um pequeno prelúdio do que vai ser a Chmapions para o benfica, os mimados não se vão saber comportar face a árbitros com tomatese vai ser bonito.

Anónimo disse...

Caro hugodom,

Não se pretende justificar nada com este artigo, e também não se inventou nada, visto estar-se a citar o jornal O Jogo. Por acaso e curiosamente o site de A Bola ao intervalo descrevia as peripécias verificadas na 1ª parte, mas no fim essas referências tinham desaparecido misteriosamente do site.

meirelesportuense disse...

Querem apostar que o árbitro não era Português?...Se fosse não teria havido problemas, tinham sido expulsos uns Gregos e a coisa estava resolvida.
Para a próxima deslocação o Benfica leva consigo um árbitro em "condições", assim como Pedro Proença, João Ferreira, Olegário Benquerença, Lucílio Baptista ou Bruno Paixão!
Não vai haver mais destas "cenas" os "internacionais" cortam logo o mal pela raiz...

Pedro Malaquias disse...

Continuem a preocupar-se com as condutas do Benfica nos jogos amigáveis...

De qualquer forma, a pré-época iniciada em julho de 2009 só acaba daqui a 2 meses (de acordo com PdC, é sempre igual tds os anos). Depois, deverão aparecer os adversários a sério e os jogos a contar e aí sim se verá o que vale o Benfica. Certo?

Roberto Tavares disse...

meirelesportuense

Bem isso do árbitro é subjectivo...

Se alguém soubesse umas coisas sobre a vida dele, bastava alguem do clube de lisboa fazer umas chamadinhas e o slm até ganhava por 5 ou + :D:D

Rui disse...

Nada que seja de admirar, mas não percebo a necessidade de meter este artigo num blogue dedicado ao Porto.

Mas a titulo de curiosidade já vi o Lisandro impedido de jogar no campeonato por ser expulso num particular, até quero ver se alguém, da CDL se lembra de castigar o David Luis :)

Antonio Silva disse...

Alexandre, a Bola na capa de hoje diz "Gregos com mau feitio".

http://www.abola.pt/wseg/wfotosdia/wdiag.jpg

Típico...

Anónimo disse...

Já sabia, "Ah pois", já sabia. Isto é a total degenerescência do jornalismo.

Anónimo disse...

Exmº Sr. Dr. Fernando Teixeira dos Santos, Ministro das Finanças:

Eu sei que Vª Exª é portista e portanto é bem possível que perca alguns minutos do seu precioso tempo a passar os olhos nestas desajeitadas linhas que vamos debitando aqui no RP.

Mas indo directo ao assunto: é sabido que Portugal, num louvável acto de generosidade, vai endividar-se ainda mais a fim de poder ajudar os gregos no difícil transe por que passam. Contudo, perante o evidente mau feitio revelado por essa ingrata gente no jogo com o Benfica em Toronto, penso ser da mais liminar dignidade exigir um pedido oficial de desculpas ao governo grego ou então de nós não verão nem um chavo.

Certo do bom acolhimento de Vª Exª, subscrevo-me com os protestos da minha mais elevada consideração, etc.

miguel87 disse...

Para aqueles que estranham este destaque num blog Portista, convem terem a nocção que estas situações são constantemente branqueadas na (des)comunicação social do regime! O que infelizmente para o clube do regime, pode amenizar mas não apagar o que se passou.

Já agora, como estes videos não passam nos jornais das tv's, ao contrario do que aconteceu com outros de iniciativas semelhantes, convem divulgar, trata-se do agradecimento que faltava:

http://www.youtube.com/watch?v=BovXr2TNVJU&feature=player_embedded

Pedro disse...

off topic que acho merecer um post a sério no blog.

Conforme eu tinha afirmado neste blog há umas semanas, começou a campanha de limpeza do SLB. O Rui Santos ontem tentou chamar a atenção para uma descida de divisão do FCP por coacção a Herminio Loureiro.

Isto surge porque o SLB se vê neste momento com um processo o qual pode acabar mal. Se 1 dos 9 arguidos forem sócios do SLB alguém pode solicitar uma abertura de inquérito na Liga. E ao abrigo do artigo 54....

Mas a maior hipocrisia desse porco do Rui Santos foi não falar da entrevista do Orelhas na SIC. Onde admite que ameaçou o Presidente da Liga de então com uma falta de comparência em campo caso não mudasse o árbitro do jogo. Julgo que seria uma final da Taça. Ora se isto não é coacção ou chantagem...

José Correia disse...

Caro Pedro, as coações são todas iguais, mas há umas mais iguais que outras.

O SLB, nem quando comprovadamente esteve dois anos numa situação de ilegalidade reiterada em relação ao pagamento dos impostos, desceu de divisão, conforme previa expressamente o regulamento da Liga.

O SLB é um estado dentro do estado, conforme tem sido demonstrado pela atitude de governantes de diferentes partidos. Veja-se o exemplo da Manuela Ferreira Leite que, quando era Ministra das Finanças, aceitou acções do SLB (que nem sequer estavam cotadas em Bolsa!) como garantia de pagamento.

Pedro disse...

Que o SLB tenha justiça à parte... bem isso já faz parte no folclore português. A triste situação do nosso pais tem também uma profunda raiz cultural. Os trafulhas parecem merecer mais protecção que os honestos.

O que me preocupa é esta nova campanha que surge pela voz deste rato de esgoto do Rui Santos. O FCP tem pouco poder nos media, e a politica de comunicação deixa a desejar. Parece-me que o campeonato 2010/2011 já começou...

Rui disse...

Por acaso ontem tive a infelicidade de ouvir o Rui Santos e até me meteu nojo a forma como ele tenta branquear o que faz o Benfica, e vir falar que o porto não desce de divisão por causa do Hermínio Loureiro é piada de mau gosto.

Mas enfim nada que não estejamos habituados a ver ler e ouvir.

K disse...

Já que hoje o RP decidiu chamar para o assunto o clube do bairro de benfica em lisboa, vou então também eu falar de ... pipocas.
Tou a brincar.
Mas a propósito de benfikistas, descobri recentemente o blog O Porto é o maior carago e devo dizer que o tipo aguenta-se estoicamente.
Nunca vi tamanha capacidade de dar troco aos nojentos desonestos.
E aparece lá com cada Fd uma grande P que até dá vontade de tentar descobrir de onde o esbirro bota escrita para puxar umas culatradas atrás. Não sei como é que o tipo resiste e não desce de nivel, eu não aguentava tanta distorção da óbvia realidade. Aquilo a partir de um certo ponto torna-se quase enjoativo quase me levando a regurgitar.
Eu até já tentei lá comentar, para apontar a maneira óbvia como os passarinhos lá desconstroem os factos, mas não consigo. Apelo a que quem puder (e quiser) dê lá um salto e ajude o homem (pressuponho que seja homem) naquela luta de vã glória.
Já vi que têm o link do O Porto é o maior, carago! neste blog, por isso é fácil de lá chegarem e nem precisam de procurara muito, e a lista está por ordem alfabética por isso nada mais easy.

Anónimo disse...

Mas há escutas ou outra qualquer prova da suposta (para não usar o termo jurídico transformado em irritante calão jornalístico "alegada")coacção? Não? Então não se preocupem...

Pedro disse...

O Orelhas nem precisa de escutas.. disse-o em directo ao Miguel Sousa Tavares. Que meio tótó não aproveitou a oportunidade...