terça-feira, 18 de maio de 2010

16ª Final de Pinto da Costa

Desde que Pinto da Costa é presidente do Futebol Clube do Porto, ou seja, nos últimos 28 anos (e no passado Sábado foi reeleito para mais um mandato de três anos), o FC Porto esteve presente em 16 finais da Taça de Portugal, tendo ganho o troféu por 11 vezes.
No mesmo período, o SLB esteve presente em 10 finais e ganhou sete, enquanto o Sporting esteve no Jamor oito vezes, vencendo em metade das ocasiões.


Quem disse que o FC Porto não tem tradição na Taça de Portugal?

10 comentários:

Anónimo disse...

Não é propriamente não termos tradição, Zé, mas sim termos tendência para enfiar barretes com adversários de divisões inferiores, ou estarmos perto de os enfiar: só nos últimos vinte ou vinte e poucos anos posso citar U. Lamas (que só não nos eliminou nas Antas porque falhou um penalty em cima da hora), treinado pelo Jaime Pacheco, Louletano (onde ganhámos com dificuldade num prolongamento), Lamego (já não me lembro das peripécias mas sei que suámos, no campo deles, salvo erro após empate nas Antas - talvez alguém possa conformar isto), Nacional (estava na 2ª divisão quando nos eliminou nas Antas), Torreense (eliminou-nos nas Antas)e Atlético (idem). E se calhar houve mais casos, mas eu não me recordo agora. Mas, indo mais para trás, em 1970 também o Tirsense (na altura na 2ª divisão)nos eliminou nas Antas.

Portanto, o que nós temos é tendência para ajudar à lenda dos tomba-gigantes!;-)

meirelesportuense disse...

Foram muitas finais e muitas vitórias, dezasseis e onze respectivamente, é muita fruta, já nem me lembrava porque estou sempre com as antenas ligadas aos Campeonatos...

Antonio Silva disse...

Alexandre Burmester disse:

"Nacional (estava na 2ª divisão quando nos eliminou nas Antas)"

No dia seguinte o JN tinha o titulo "O que e' Nacional e' bom" na primeira pagina.

O Tirsense eliminou-nos no dia de Carnaval de 1990 ou 1991. Foi festa pelo pais inteiro, a RTP nao perdeu a oportunidade de sublinhar isso com afinco.

Unknown disse...

@ah pois

Essa do dia de Carnaval foi em 1998/99 e foi com o Torreense.

Esse título do JN é que foi em 90/91, mas para o campeonato, e após derrota em casa por 2-1

Daniel Gonçalves disse...

O Tirsense eliminou o Porto na temporada de 1989/90, com 0-2 nas Antas, mas é necessário acrescentar que, semanas antes, para o campeonato o Porto tinha ganho por 7-0 (golos de Rui Águas, Madjer e Domingos também marcou se não me engano), daí uma certa relaxamento nesse jogo para a Taça, depois foi o que se viu.

Daniel Gonçalves disse...

A derrota com o Nacional em 90/91 foi para o Campeonato e não para a Taça, nas Antas, por 1-2 foi irritante, o Porto esteve a ganhar por 1-0 (golo de Branco) e depois fartou-se de falhar golos, o guarda-redes do Nacional também fez a exibição da vida dele, nas 2 únicas vezes que o Nacional foi à baliza marcou 2 golos. Má memória deste jogo, muito provavelmente perdemos o campeonato nessa temporada por causa deste jogo, e também um empate nas Antas com o Belenenses, com o Semedo a falhar 1 penalty, bola no poste.

Anónimo disse...

Eu também me parecia que o Tirsense, além da sua façanha de 1970, tinha cometido outra igual nas Antas. Ou seja, foi com 20 anos de intervalo. A diferença é que em 1970 eles estavam na 2ªdivisão.

Se calhar confundi o Nacional com o Tirsense no resumo que fiz dos episódios de tomba-gigantes e quase-tomba-gigantes em que fomos as vítimas.

Daniel Gonçalves disse...

Estive agora a consultar os meus arquivos (para a década de 80/90 ainda me lembrou de cabeça) de facto, na temporada de 69/70, logo na 1º eliminatória fomos eliminados na Taça pelo Tirsense, 2 jogos, 2-2 e 0-1, foi também a pior temporada na história do nosso clube, com a pior classificação no campeonato.

Unknown disse...

Mea culpa: embora essa do Torreense também tenha sido na 3ª feira de carnaval, é verdade que a derrota em 89/90 com o Tirsense também foi na 3ª feira de Carnaval.

Delindro disse...

O jogo em Lamego ficou 1-1 com o empate dos Durienses quase no fim do jogo e nas Antas vencemos por 1-0. Vivia em Lamego e era dos poucos lamecenses a torcer pelo FC Porto.