sábado, 29 de maio de 2010

Entre o CEO e o Inferno

Não há perigo de incompatibilidade, mas entendi que deveria ser conhecido do universo da RP as minhas novas funções. Prometo que darei notícias sobre o desenvolvimento do trabalho de que estou incumbido, se me parecer interessante e for oportuno.

A APB (Associação de Portistas do Bairro) nomeou uma comissão executiva (CE) para acompanhamento de todos os acontecimentos relevantes do nosso clube e dos principais rivais, nesta fase do defeso.
Esta missão da grande responsabilidade, impunha uma escolha suficientemente selectiva. Correu uma lista para recolha de assinaturas que me dava o privilégio de escolher um grupo de seis elementos para a sua constituição. Era-me dada total liberdade na definição dos critérios e na escolha das pessoas mais competentes para o trabalho em curso.

98% dos associados da APB assinaram a lista, o que traduz um apoio massivo que muito me sensibilizou. Sei muito bem quem me cortou. Foram elementos do bando dos cinco, como são sobejamente conhecidos. Não sou vingativo, mas não os vou poupar. Palavra de Dragão.

O meu critério de selecção foi simples: obedecer às quotas, convidando três mulheres e privilegiar pessoas que atraem e recolhem muito informação, são credíveis e prudentes no seu tratamento e divulgação.

Escolhi o (da frutaria), a Manela (cabeleireira), o Bino (barbeiro), a Svetlana (estudante universitária), o Billy (da pensão Lua de Mel) e a Rute Marlene (da peixaria). O Bispo Floribelo estará presente na condição de convidado, e o Karaté Kid (KK) recusou o convite: com a promoção do Antero Henriques a CEO, o KK ficou amuado e vive num autentico inferno: entre o amor ao FCP e o ódio de estimação que tem ao CEO.

A primeira reunião ocorreu ontem e foi para discutir a informação recolhida sobre o novo treinador do FCP. Foi complicado manter a conversa com o nível que uma CE exige, pois a Manela estava sempre a interromper para falar da lua de mel do PdC e da viagem de sonho que as revistas cor de rosa que tem na loja fazem eco, da pobre Filomena que não foi incluída na lista para o CC do FCP, do anel de brilhantes, da nova moradia, e…
o Zé não a deixou continuar, foi grosso e disse: “Não sejas invejosa, menina. Deixa o homem em paz. Vais ver como o nosso presidente vem vigoroso e cheio…”

Não o deixei acabar, não fosse o diabo tecê-las. Tossi ligeiramente, fiz uma pausa e disse: “Vamos ao que interessa e falemos do tema do momento. Quem tiver notícias sobre o novo treinador, toca a informar”.

O Bino – garanto que não conhece o barbeiro do Alexandre – referiu que “tem a certeza que o treinador será AVB e o Pedro será promovido a adjunto”. A fonte é um micro dirigente do FCP que é seu cliente.

O Billy garantiu que será PB o novo mister, e que é verdade que já tem casa em VN Gaia, pois conhece muito bem quem lhe arrendou a casa : um regular cliente de todos os sábados, excelente chefe de família que aproveita aquele dia da semana para rever com a secretária a agenda da reunião de planeamento de todas as segundas feiras.

A Svetlana tinha, de certeza, coisas para contar. O Zé confidenciou-me que andava muito diferente, desde a visita do Papa. Estava sobriamente vestida, muito pouco produzida e, se possível, ainda mais atraente. Vivia um período de profunda espiritualidade, mas o corpo continuava perfeito, como a saia ligeiramente acima do joelho e o pequeno decote deixavam perceber.

A Sve com uma voz tão suave quanto doce, disse : “ As notícias recolhidas de diferentes fontes, normalmente bem informadas, apontam todas para o AVB. Sei que esta semana vai haver muitas novidades – agora que o acordo de rescisão com JF está firmado – e muita contra-informação. O que sei é que PdC continua a ser o artista principal, mas o Adelino é que manobra e de que maneira. O Fernando Gomes foi o primeiro a bater a porta e…..”

O Zé interrompeu-a e irritado disse: “O Sve estás passada ou foi a visita do papa que te transtornou? Toma atenção: o nosso presidente é quem manda e não se deixa instrumentalizar. Já deu provas disso. Não ouvi boatos, nem conheço pessoas importantes, mas se bem entendi o nosso presidente, o próximo treinador só pode ser o Domingos ou o Jorge Costa. Como jogar e ganhar à porto, com AVB, o PB ou um tal de Ramalho. De mestres estamos cheios, de mouros ainda mais e não precisamos de samba. Já o temos e até de mais.”

Fez-se silêncio. Encerrei a sessão marcando a próxima reunião para sábado, à noite. Obviamente que os finalmente foram muito mais agradáveis que esta prosa sem jeito, pois a Svetlana fez-nos algumas confidências bem interessantes. A pose escolhida permitiu que fosse muito mais generosa e valorizou imenso o que expressou.

O Bispo Floribelo que esteve sempre muito calado, aproveitou a natural pausa, feita de espanto após a Sve ter falado, para perguntar:
"Então o ciclo fechou-se com a saída de um homem? Será? E o modelo de gestão da SAD chegou ao fim do ciclo? E os dirigentes da SAD vão inaugurar um novo ciclo? Como, quando e com quem? Um novo treinador basta?"

Ninguém respondeu. Não sei se alguém ouviu. A Sve tem esse efeito. Ainda bem.

5 comentários:

Nuno Nunes disse...

Gostava de integrar essa Comissão Executiva (CE). É condição necessária que se pertença à Associação de Portistas do Bairro APB)?

As questões que inquietam Floribelo fazem todo o sentido: entramos num novo ciclo apenas com a mudança de treinador? E os pressupostos do modelo de negócio mantêm-se? O agora CEO, enquanto Director para o Futebol (DF), falhou nas contratações e na consolidação do Visão 611. Não há consequências práticas? Tudo na mesma?

Anónimo disse...

Perguntas a que Floribelo, Svetlana e Billy decerto responderão da próxima vez que o Mário aqui lhes der voz. Só nos resta esperar que esse dia não tarde!;-)

Pedro Vale disse...

Neste artigo, só não concordo com a falta de uma foto da Svetlana...

De resto, perfeito!

Fernando B. disse...

Svetlana foto ?? Fotos, videos e 3D...
Não a apresentem ao PC...Senão recomeça a novela...

nobigdeal disse...

:)