domingo, 2 de maio de 2010

Assim, se vê, a mística do FCP


Podem dizer que têm mais campeonatos. Podem dizer que são seis milhões. Podem afirmar que, por onde passam, arrastam multidões. Podem controlar a Liga, a Federação, a polícia, o Ministério Público, ou SIS. Mas nunca, jamais, em momento algum, conseguirão ter a mística, a garra e o coração, do nosso Porto campeão!

Na noite em que o Dragão fumegou mais do que aquele vulcão Islandês de nome impronunciável, responsável por ter deixado meia Europa em stand-by, o FC Porto fez uma demonstração de enorme carácter, perante o tão aclamado futuro-campeão-que-nunca-mais-o-é. Mesmo reduzida a 10 elementos, a equipa azul e branca fez das suas fraquezas forças e foi em busca da glória. Um prémio merecidíssimo para quem tanto teve de lutar contra as mais diversas adversidades.


Por partes. O encontro começou algo morno e dividido. Do lado galináceo jogava-se na expectativa de garantir o pontinho para a festa. Do lado portista estava em causa o orgulho ferido de toda uma nação. Sem a referência primordial do ataque, Falcao, o Porto evidenciava alguma falta de capacidade de segurar a bola lá na frente. O clube do capoeiro, por sua vez, procurava meter vários homens na entrada da nossa área sempre que subia, num modelo que já habitual naquela equipa. Nem sempre os comandados de Jesualdo souberam libertar-se dessas amarras da melhor forma, mas, o golo de Bruno Alves já próximo do intervalo, fez pender totalmente as bases do jogo a nosso favor. Era o condimento que faltava para uma partida e uma vitória galvanizante.

Com efeito, os segundos 45 minutos demonstraram cabalmente qual dos dois conjuntos estava em campo com a verdadeira ambição de arrebatar os 3 pontos. Um querer imenso do Porto, tão grande e profundo como o azul do céu, fomos capazes de inverter o fatalismo que aquela alimária que veste de preto nos tentou traçar, ao expulsar inacreditavelmente Fucile. Nem mesmo o empate fez esmorecer a confiança. Nada, nem ninguém, conseguiria desviar os mais nobres propósitos do Dragão. A retoma da vantagem viria num lance de insistência de Belluschi, com Farias a aproveitar as sobras. O resultado final seria selado com uma bomba monumental do número 7 argentino. Para ver e rever.



Para além das tácticas, da capacidade técnica, dos treinos, dos treinadores ou dos jogadores, de todo este modelo pseudo-científico em redor do futebol do moderno, ainda há algo que transcendente a tudo isto neste desporto, a predisposição mental com que se encaram os jogos. E nisso, o nosso Porto, sempre foi, e ainda é o melhor.

Fotos: uefa.com

39 comentários:

Carrela disse...

Embrulhem melros!!
Grande Porto.
A expulsão lá apareceu, faltou o penaltizinho da praxe...
Mesmo assim levaram no pelo!!
FORÇA RIO AVE, FORÇA BRAGA!!

Jorge Mota disse...

ESTE ODOR A GOLEADA DEIXA ME EXTREMAMENTE COISO

Eu oiço buzinas,e voces?

Luis disse...

Orgulho em ser Tripeiro, Azul e Branco!

Invicta Sempre!

Manuel Silva disse...

Bom jogo do FCP. O Jesus preparou mal psicologicamente a equipa para um jogo difícil. Resta suar mais 90 minutos para merecer ser campeão. O Porto pode começar a pensar na próxima época sem a liga dos campeões.

Pacheco disse...

Continuo na minha, este Porto é bastante mais forte do que quiseram fazer crer.

Quantas mais equipas desta liga tiveram que substituir 3 titularissimo com a qualidade do Lucho, Lisandro e do Cissokho, e ainda tiveram grande parte da época sem titulares como o Fernando o Rodriguez, o Hulk ou o Varela. Até o Farias e o Mariano se lesionaram.

Imaginem o campeão anunciado ter passado grande parte da época sem o Saviola, o Di Maria, o Javi e o Ramirez, e ainda terem o Weldon e o C. Martins no estaleiro.

meirelesportuense disse...

GANHAMOS!!!!
Vocês viram os "gajos" a serem todos metidos nos túneis de Campanhã?...Aí seus melros, aí é que é o vosso lugar!...
E educados que eles são, dedo espetado para a televisão!...
Gostei desta vitória, assim sim lutar até ao fim!

Daniel Gonçalves disse...

A ideia dos 6 milhões de benfiquistas é falsa, um mentira dita mil vezes que se tornou um pseudoverdade.
Se O Porto não tivesse andado a 1ª volta do campeonato a experimentar tácticas e jogadores estavamos hoje a comemorar o pentacampeonato.

Leceiro disse...

Depois do túnel do galinheiro, tivemos o túnel do Belluschi (para alguns que diziam que o gajo não jogava nada, hoje tiveram mais uma prova) que foi brutal!

Jogo épico, em que mostramos mais uma vez que a falta de atitude em alguns jogos foi o nosso princípio do fim

Desconhecido disse...

As televisões parecem casas funerárias. Lool
Só lampiões a dizerem que vão ser campeões para a semana, como se tivessem de repetir isso para se sentirem descansados.

Pedro disse...

Vitória da honra contra a trafulhice.

Pena aquele remate do Guarin... e nota 10 ao público. Com bolas de golfe ou sem bolas de golfe puxamos até não ter voz.

Ps: Aguardo a punição ao Luisão por atirar um objecto ao público.

Orgulhoazulebranco disse...

"Depois do túnel do galinheiro, tivemos o túnel do Belluschi"
LoL :)

Pah,foi uma questão de honra,de orgulho,de dignidade...e nesta Casa isso vale muito,digam o que quiserem.É óbvio que não substitui nada,mas,volto a frisar,o peso daquele emblema ainda vale muito!

10 contra 14 e mesmo assim vencemos.
(7ª vitória consecutiva desde o regresso de Hulk)

Tanta letra tanta letra e tudo adiado para a próxima jornada...

Pinto Moreira disse...

A única festa hoje no Porto é a da queima das fitas!
Queriam festa? levaram um foguete do belluschi.
Só tenho pena que as tvs n mostrem o autocarro do porto kuando vai la baixo, ate parece que a violencia e so aki, ainda esta época no estoril o aotocarro do fcporto foi apedrejado e n foram de certo os adeptos do estoril.
Grande golo do Belluschi e grande exibiçao do Beto e grande garra de todos os jogadores.

John Aarson disse...

Só tenho pena que o Rio Ave venha a Lisboa "estender a passadeira vermelha". De certeza absoluta. Se não for a maioria dos jogadores, pelo menos o Fábio Faria deverá ser o 12º jogador do SLB, e isso será suficiente pelo menos para o empate.
De qualquer das formas... QUE TREMENDA VITÓRIA!!!!!!! O que vibrei com o golo do Belluschi!! QUE JOGADA! QUE GOLO! Acho que, apesar de tudo, o Porto esteve longe de fazer um excelente jogo. Mas - à imagem dos jogos anteriores - BASTOU E SOBROU! Com 10 jogadores conseguimos tirar o resultado do empate e ganhar pela diferença de 2 golos. E fez com que o jogo, apesar de não ter sido perfeito técnicamente, foi um jogo heróico dos nossos excelentes jogadores, que só não foram capazes de mais pelo treinador que temos e dos azares e armadilhas consecutivas.

PARABÉNS A TODA A NAÇÃO PORTISTA!!!

John Aarson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
John Aarson disse...

"Pinto Moreira disse...
A única festa hoje no Porto é a da queima das fitas!"


Grande verdade! Esses lampiões são é uns grandes mentirosos! Tanto prometeram fazer a festa no Porto, desde a vitória contra o Braga, e agora não vejo nada deles!!! Só nos vejo a nós festejar! É mesmo típico! Cortam-se à ultima, quando é para festejar ;P

(Hoje o Porto desfalcadíssimo a ganhar ao SLB e amanhã Franz Ferdinand na queima... esta está a ser a melhor semana de sempre :P )

João Diogo Reis disse...

Leceiro,
O Belixo hoje jogou muito bem (um golo e duas assistências)! O problema é que nas outras 28 jornadas não jogou nada.

Com sorte, pode ser que alguém pense que ele é sempre assim, e o queira contratar.

portodocrime disse...

Aliás Biba a Queima das Fitas.
Ponto.
Abraço

meirelesportuense disse...

Mais que os três campeonatos hoje sim, valeu Jesualdo...Não pelo que fez, mas pelo que disse ao líner: -Não tens colhões, faltam-te colhões!...Que fique então!...

rbn disse...

Se Juju tivesse usado esta tática de hoje contra os ben7as nos 2 jogos anteriores, teríamos ganho sem espinhas.
4-3-3?
4-4-2?
4-2-3-1?
Que nada.
Bastava jogar com um jogador a menos eh eh eh

Mais a sério, o FCP jogou à FCP, e foi isto que faltou para superar a falta de talento e a má forma desta época.
Quando o FCP joga à FCP, é muito difícil para qualquer um.

Anónimo disse...

Emb3ulha Pátó!
com 10 contra 14! heheh! sabe tão bem!
e não te esqueças de clamar pelo Sr LBatista
ou pelo "João pode ser o João" para a semana... porque o Rio pode transbordar...

PS. Agarrado ao poder e ao dinheiro ...pobre pátó. Não tens graça nenhuma.


um blog que vai começar a bombar!
templododragao.blogspot.com
quem quer colaborar?

meirelesportuense disse...

É verdade, hoje foi um jogo de raiva, de luta, intenso como há muito já não via...É isto que é necessário, ter vontade férrea de ganhar, foi isto que nos levou ao patamar de vitória...E depois a diferença na qualidade individual.
Bruno, Farias, Belluschi, Hulk, Álvaro Pereira, Beto, Fernando, Guarin...Foram todos heróis!

DJ Louro disse...

Reservado??
Porto não é a Sicilia nem a faixa de Gaza como fizeram crer!
Ambiente hostil igual ao de Lisboa, mas dentro de campo , mostrámos o orgulho do DRAGÃO!
Festejem longe, bem longe e aproveitem para convidar o Olarápio, o Elmano , o proença, o Lucilio Calabote e .." pode vir " o Joao Ferreira , isto pq apesar do mérito, este campeonato foi um GAMANÇO - 11 Penalties a favor, 16 jogadores adversarios exulsos, 2 tuneis com toupeiras e 6 pontos a mais!

João disse...

Tem é que se começar a inventar cabrões. Mais uma semana, mais um fiscal de linha mortinho por contribuir, só lhe faltou o cachecol. E nem sequer têm vergonha, mandam os jogadores apressar-se, expulsam o Jesualdo, ou seja, não ficam na penumbra à espera de brilhar num lance crucial, estão à vontade com a sua filiação clubística e trabalham como se de cachecol estivessem. É preciso por mão nestes cães, são pior que a sarna e já em Setúbal foi um filho da pvta assim.

Quanto ao jogo, são 3 bolachas ao "rolo compressor", a jogar com a B para dar pica. 3 que podiam ser 4 ou 5, facilmente, oportunidades para isso não faltaram. E isto com a Merda a acabar o jogo com 3 jogadores a mais em campo (Luisão, Parolo Coentrão e Maxi para não falar no Di Maria). Álvaro Pereira e Belluschi fizeram um jogo espectacular, Beto também correspondeu muito bem, Fernando esteve francamente mal, como Rolando. A claque de porcos atrasadinhos a mandar petardos e cadeiras para as outras bancadas não vai ser assunto, certamente.

João disse...

Queria dizer, obviamente, "inventariar" e não "inventar".

JRP disse...

Não tenho paciência para fazer essas contas, mas gostava de saber o índice de aproveitamento de bolas paradas executadas pelo Belluschi ao longo de todo o campeonato. Em livres à baliza, julgo que foi de 66,6%. Em assistências a partir de cantos, o resultado também é alto. Tivesse sido ele a marcar sempre os livres (em vez do Bruno Alves) e os cantos (em vez de qualquer outro), e possivelmente ainda estariamos na luta por algo mais.

Penta disse...

esta noite FOMOS FC PORTO, car@go! ;)

«finalmente!, frente ao eterno rival, no terceiro e derradeiro confronto da época, conseguimos demonstrar a superioridade, a tranquilidade, a serenidade e a têmpera, que nos faltou nos outros dois, inclusive em desvantagem numérica e mesmo quando a partida registou um empate no marcador. há terceira teria que ser de vez, porque a massa adepta não perdoaria que se arvorasse um qualquer “não há duas sem três”.

esta noite, no Dragão, houve FC Porto!
houve raça, houve garra, houve mística, houve atitude, houve querer, houve entrega. e houve Equipa - desde o roupeiro até ao adepto, passando pelos jogadores, equipa técnica e dirigentes. resumindo: houve Mística!
os jogadores - todos eles, sem excepção! - foram de uma abnegação ao jogo como há muito não se via. a equipa técnica esteve simplesmente impecável na leitura do jogo, principalmente após a expulsão do técnico principal - a segunda de Jesualdo Ferreira na sua carreira, e consecutiva. os dirigentes souberam aplicar toda a sua experiência e recusaram-se envolver na «gloriosa» teia arquitectada pelas «papoilas saltitantes», e tecida e urdida, de véspera, com a prestimosa colaboração da Comunicação Social sediada na Capital do Império. e, não menos importante, a massa adepta do FC Porto foi efectivamente o 12º jogador: foram inolvidáveis no apoio incondicional à sua equipa desde o primeiro ao último segundo do jogo.
enfim: foi mais uma noite mágica no Dragão!»

saudações PENTACAMPEÃS!

Rui Bonito Jr. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rui Bonito Jr. disse...

E a SportTv em grande!
E não é que não venderam as imagens do jogo a sic?
Que grandes malandros...
Agora é que os gajos estão a bombardear mais do que nunca com tudo o que é noticias sobre "os vândalos do Porto" e os apedrejamentos e as bolas de golfe e os insultos aos dirigentes do clube do regime e bla bla bla.
Nem sequer falam do jogo, abrem telejornais com isso como se se tratasse de um assunto da maior importancia para o país.

João disse...

Coentrão, Di Mari e Javi ficam de fora com o 5º amarelo. Luisão Maxi e Ramires também deviam ficar se tivessem sido EXPULSOS como deviam. E o Benfica ia para a última jornada com 6 titulares de fora.

rbn disse...

Não sou autor deste blog, mas deixo um QUIZZ para esta semana, para quem tiver pachorra:

O QUE FARÁ o defesa FÁBIO FARIA(jogador do rio ave já contratado pelos lampiões) NA LUZ?

a)será expulso?

b)cometerá 1 ou 2 penalties escandalosos e indiscutíveis?

c)atrasará a bola ao guarda-redes e "sem querer" deixará isolado 3 avançados lampiões?

d)fará 1 ou 2 autogolos?

e)falhará um penalty ou um golo de baliza aberta aos 90'?

ou f)todas as opções acima estão correctas?

eumargotdasilva disse...

- neste jogo, quantos golos marcou o Cardozo?

K disse...

A maneira vergonhosa como o arbitro actuou não foi o suficiente para parar a vontade dos verdadeiros campeões mostrarem que não são os maus jogadores que muitos dizem que eles são.
3 expulsões perdoadas a jogadores do SL merda, sendo que duas delas eram de vermelho directo.
Cagões, foi o que Jesualdo chamou aos subordinados do Capo Vitor Pereira que por sua vez é subordinado do luis vieira.
Garra e muita vontade fazem a diferença quando se quer realmente vencer um jogo e mostrar as qualidades de uma equipa.

Um aparte. Passei na pagina do Sapo (que para quem não costuma visitar fica a saber que está a um nível de uma SIC e TVI juntas, na parcialidade jornalística desportiva e na vassalagem prestada ao SL merda) e tinha um destaque a um blogue benfiquista a dizer: tertulia benfiquista - o clássico visto de dentro e no meio deles.
Fala de um qualquer palhaço merdista que diz que um amigo dele Portista que não podendo ir ao jogo lhe cedeu o bilhete e que resumidamente diz que passou o jogo todo a perceber que não há adpetos do FC Porto mas sim anti-sl merdas.
Ridículo ainda mais que o texto do palhaço vermelho é que nos comentários (que ele só aceita se forem a dizer mal do FC Porto. Eu escrevi um curto texto sem insultos e somente a salientar a boa exibição do FC Porto e no entanto... não o publicou), todos eles vermelhos cor dos bêbedos depois de tentarem esquecer o jogo de ontem, escrevem e debatem 2 penaltis a favor do benfica.
Épá, eu não devo ter visto o mesmo jogo, mas também sei que desde que foi criada a gayvota TV, foi criada a moda de ver todos os jogos de uma forma peculiar em que se vê coisas sempre com lances a prejudicar o benfica mesmo que nesses jogos aconteça as poucas vergonhas que aconteceram ontem.
Mas eu também já estou como diz o outro; Muito fala o tolo mas mais tolo é quem lhe dá conversa.

K disse...

Só mais uma coisinha.
É impressão minha ou ninguém viu que a expulsão de Fucile não só é errada como seria mesmo grande penalidade a favor do FC Porto?

K disse...

http://www.ojogo.pt/26-123/artigo862289.asp

http://www.ojogo.pt/26-123/Artigo862267.asp

http://www.ojogo.pt/26-123/artigo862290.asp

3 links que acho que dizem muito acerca do que se passou ontem à noite.

Dragaoatento disse...

Afinal o superbenfica goleador era boato, só existiu realmente na excessiva propaganda que certa Comunicação Social vesga, faciosa, fastidiosa, até dizer basta, fazia dos encarnados. A equipa do FC Porto a jogar com dez elementos a partir dos 7 minutos da segunda parte aplicou-lhes o respectivo correctivo (3 bombas). Apesar de jogar desfalcada do seu melhor goleador Falcao e do árbitro ter descoberto uma simulação no Fucile aos 7 minutos da segunda parte amputando a equipa azul e branca de mais um jogador, não obstante todas as maquinações, todos os processos ilegais (escabrosos) da CD da Liga, os Dragões acabariam por vencer e convencer desfazendo todo aquele "mito" criado pela tal Comunicação Social encarnada doente, esquizofrenica.

Mais Só no blog do dragaoatento...

Nuno Vaz disse...

Na A Bola "em directo". Dou um rebuçado a quem adivinhar o lance "sem importancia" que falta aqui:

57' GOLO de Luisão (Benfica)

56' O Sp. Braga ganha vantagem no jogo com o P. Ferreira, golo de Meyong. Com esta combinação de resultados, o Benfica não será campeão nesta jornada.

53' Entra Miguel Lopes, sai Raúl Meireles (FC Porto).

52' Remate perigoso de Maxi Pereira (Benfica).

51' Remate perigoso de Farías (FC Porto).

49' Fora-de-Jogo de Hulk (FC Porto).

47' Falta de Luisão (Benfica) sobre Guarín na zona do meio-campo.

46' Inicia-se a segunda parte no Dragão. FC Porto e Benfica regressam sem alterações.

45' Intervalo no Dragão.

Nuno Vaz disse...

ÓLarápio BemQueTentas, tinhas o champanhe guardado, ó palhaço!

Azulantas disse...

Para todos os portistas que ainda tinham duvidas sobre a qualidade do Belluschi, acho que este jogo, e em especial o f-a-b-u-l-o-s-o golo que marcou podem dar umas pistas do que ele realmente vale. Já é tempo de deixar de chamar "lixo" aos nossos jogadores.

Bernini disse...

O jogo em que realmente nos devolveu o orgulho que tantas vezes foi abalado esta época! Vimos um Porto que sem ter sido brilhante tecnicamente, lutou bravamente contra várias adversidades, um Porto à Porto!

Mas este jogo permite colher algumas ilações...
Primeiro, que Guarin e Belluschi (dois jogadores que nunca apreciei) passaram neste teste de fogo e merecem uma segunda oportunidade.

Segundo, que Raul Meireles foi o elo mais fraco, muito macio e pouco consequente, está a mais e é o momento da saída.

Terceiro, que Rolando não pode ser tão macio num lance daqueles...

Quarto, excelente resposta de Beto, apesar de julgar que a nossa baliza está bem entregue ao Helton.

Quinto, que com um 4º jogador no meio campo a história foi outra, ainda que o Jesualdo tenha tentado ignorar esse facto na conferencia de imprensa.

Sexto, um Estádio do Dragão que desta vez não foi só Super Dragões, que teve a cooperação do restante público no apoio à equipa, que tantas vezes tem estado adormecido.