quarta-feira, 26 de maio de 2010

700 jogos, exemplar!

Na final da Liga dos Campeões, Javier Zanetti cumpriu o 700º jogo com a camisola do FC Internazionale Milano. Havia quem dissesse que este tipo de casos eram impossíveis na era pós-Bosman, mas pelos vistos...

Ao vê-lo jogar e no final a levantar a taça, lembrei-me que também já tivemos capitães desta estirpe, também eles exemplos e esteios das grandes equipas que conquistaram a Taça/Liga dos Campeões em 1987 e 2004. Sim, é verdade, quer João Pinto (chegou ao FC Porto com 14 anos vindo do Oliveira do Douro), quer Vítor Baía (veio do Académico de Leça com treze anos), jogaram mais de 400 jogos com a camisola do FC Porto e terminaram a sua carreira de dragão ao peito.

Neste aspecto, e em contraponto, o que se passou no Jamor foi exemplar. O jogador que envergou a braçadeira de capitão, poucos minutos após erguer o troféu, estava mais preocupado em transmitir-nos o seu enorme desejo de sair... E no jogo anterior, em Leiria, o capitão do FC Porto foi Rolando.

Mais do que contratar bons jogadores, que obviamente são necessários, o que eu espero de Pinto da Costa é que acabe com a "política do contentor" e refunde uma equipa onde a cultura e valores do portismo estejam bem entranhados, pelo menos naqueles que tenham a honra de envergar a braçadeira que já foi de Rodolfo Reis, João Pinto, Jorge Costa e Vítor Baía. É que para voltarmos a ganhar à Porto, precisamos de jogadores à Porto.

10 comentários:

Daniel Gonçalves disse...

Acrescentaria à lista de capitães referida no post o Fernando Gomes.
Chateado fiquei quando soube que o Vieirinha já não pertence ao F.C. Porto, pensei que estivesse emprestado. A política seguida pela SAD relativamente aos jogadores da "cantera" deixa muito a desejar.

Pedro disse...

Vierinha nunca me convenceu pessoalmente. Nem quando era junior. Não evoluiu em termos de velocidade.

Quanto ao assunto do post... há uma questão que tem a ver com o poder económico. É muito fácil estar no Inter, ser pago principescamente e desejar estar aí. Mais dificil é quando se joga num clube que paga menos 4/5 vezes.

Não é possivel comparar com os anos 80 ou 70. As diferenças hoje são brutais. Basta ver o caso do Lisandro, ganha mais do dobro do que o FCP podia oferecer.

Miguel disse...

Esses jogadores de que falam no post não surgem assim de um momento para o outro. Tudo depende da conjuntura, da forma como se aposta nos jovens e no incutir (ou não) do portismo desde tenra idade. Os tempos são de facto outros, e isso não ajuda (o Meireles, por exemplo, seria um excelente líder se jogasse nos anos 80 ou até 90, mas não agora, porque agora quer é sair), mas o certo é que a aposta na prata da casa tem sido tudo menos concreta. Integrem-se os putos com valor na próxima época, com um treinador que saiba tirar rendimento deles, e já vamos tarde. Exijo um Porto mais português, mais nortenho, mais Porto. Complementado com mais-valias estrangeiras de grande categoria. Ou seja, em suma, aquilo que tão bem se fazia nos anos 90. Gostava de voltar a ter um cheirinho disso, se fosse possível...

Daniel, quem diz Vieirinha diz Paulo Machado, Bruno Gama, Diogo Valente, Zequinha, Rui Pedro, André Pinto, Bura, Diogo Viana, Candeias, Hélder Barbosa, Tengarrinha, Bruno Vale (bem sei que alguns ainda têm contrato, mas...)

Ou, dos não-portugueses, Ibson, Bolatti, Kazmierczak, Stepanov, Luis Aguiar, Rentería, Edson, Leandro, Edgar, Leandro Lima, C. Pitbull...

De facto, é muita matéria-prima deitada fora num curto espaço de tempo. Muito dinheiro gasto, não só nas próprias contratações como nos salários pagos para estarem emprestados 2, 3, 4 anos. Estou-me a referir aos últimos 3/4 anos, mais ou menos ao período de Jesualdo à frente da equipa principal...

Miguel disse...

E de facto, é quase impossível existirem esses casos tipo o do Zanetti na era pós-Bosman. O Zanetti é uma das raríssimas excepções que confirmam a regra... É uma tendência que já dificilmente se vai mudar. Esperemos é que não piore.

Mac disse...

É só para deixar aqui dois vídeos (links) a sugerir jogadores que bem podiam entrar na "nossa casa" para a próxima época.

http://www.youtube.com/watch?v=Wj7utCLXvNA

http://www.youtube.com/watch?v=wHolIsV0ZGg

Rui disse...

Está consumada a saída do Jesualdo

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR28787.pdf

meirelesportuense disse...

Ontem vi uma cena "emocionante" entre o Mourinho e o Materazzi...Não sabia que eles se gostavam tanto.
"Eram lágrimas senhor, lágrimas de dor e de espanto"...

Jorge Mota disse...

1 profissionalao

admiro esse gajo

Azulantas disse...

Existe matéria prima (jovens jogadores talentosos) o que não tem existido é uma aposta séria na formação.

A contratação de Sereno é um perfeito exemplo disso mesmo: com uma das melhores "escolas" de defesas centrais da Europa - F.Couto, J. Andrade, R.Carvalho, Pepe, B.Alves - precisamos mesmo de contratar centrais?

A meu ver o Porto este ano não precisa de investir muito, se tão somente conseguir rentabilizar os activos de que dispõe.

No máximo precisamos de 1 trinco suplente (nova oportunidade para Prediguer?), e 2 avançados no caso de se vender Farias e emprestar o Orlando Sá.

De resto, a saída do Meireles está mais que colmatada pelo Ruben Micael e pelo Rodriguez, e a saída do Bruno pelo NunoAC e (agora) com o Sereno (mas podia ser outro como o Abdoulaye, o Bura ou o Steven Vitória.

André disse...

O lucho disse que pensava terminar a carreira no Porto, não o fez pela pressa em o despachar na data certa pela sad após gorada a saída do cissokho para o milan, é possível no Porto um grande jogador fazer carreira e a terminar no clube mesmo com assédio de clubes economicamente mais fortes, o problema é que o porto não quer isso, somos apenas e somente um interposto de jogadores.

(quantos jogadores com mais de 27 anos entraram no clube? )