domingo, 16 de maio de 2010

Mas afinal quantos votaram?

Segundo o site oficial do clube os corpos sociais do F.C. Porto foram ontem eleitos com 98% dos votos. Por mera curiosidade decerto que todos gostaríamos de saber quantos foram os sócios do F.C. P. que exerceram o seu direito de voto, mas essa informação não foi revelada, pelo menos até agora. Bem sei que o facto de haver uma lista única desmotiva a participação eleitoral, como é natural, mas eu gostava de ter uma ideia de quantos dos 19.758 subscritores da recandidatura de Jorge Nuno Pinto da Costa se dignaram votar. É que uma coisa é assinar as petições do abnegado e dedicado Sr. Fernando Cerqueira, outra é deitar a preguiça para trás das costas e ser coerente com o que se assina.

Finalmente, resta-me desejar os maiores êxitos ao elenco ontem reconduzido.

9 comentários:

fiona bacana disse...

1)N entendo (ou melhor dito, prefiro não pensar) que razões subjazem a não publicação do nr de eleitores;

2) Parabéns a PC - é 1 feito extraordinário, manter-se à frente de 1 clube, com tto êxito, durante tanto tempo;

3) Lamento profundamente a ausência total de mulheres na lista sufragada. Parece que no reino do FCP, no âmbito de quadros de não atletas, para se ser digno de nota, é condição sine qua non ter 1 passado duvidoso, ter jeito no calor da noite ou ser brasileira. É com profundo pesar que o digo (excepção feita, claro, a Maria Amélia Canossa).

cumps

Pitágoras disse...

Vejo com alguma preocupação por não surgirem, ano após ano, candidaturas alternativas à de Pinto da Costa.
Das duas uma, ou é por comodismo, ou por falta de pessoas dispostas a enfrentar Pinto da Costa. Em qualquer dos casos revela falta de vitalidade nas "gentes" do clube.
Em qualquer instituição é necessário "sangue novo", renovação, caso contrário há estagnação, o que espero não esteja já a ocorrer.

Anónimo disse...

Não acho que seja comodismo nem falta de gente, caro Pitágoras. Pinto da Costa tem tal estatuto na história e no presente do FCP que ninguém se acha no direito de contra ele concorrer.

Não duvido que no dia em que ele não concorrer haverá mais que uma lista.

meirelesportuense disse...

Mas quem é que se abalança a lutar com Pinto da Costa dentro do FCPorto?...Não tem condição, nem hipóteses de ganhar.Repararam que até hoje, junto do PR, este foi completamente secundarizado?...
Quando Jorge Nuno estiver caquéctico talvez...Até lá, é sempre a bombar!

Pitágoras disse...

Hi Hi Hi, isso é verdade, ele teve que apontar discretamente o presidente a alguns jogadores para estes o cumprimentarem.

José Rodrigues disse...

Ana Martins disse: "Lamento profundamente a ausência total de mulheres na lista sufragada"

Eu também gostava de ver mulheres, mas mais importante do q isso é a qualidade do elenco. Se é para ter mulheres como a Filomena a fazer a figurinha q faz no tacho q lhe arranjaram no clube, mais vale estar quieto.

De qq forma quando me deparo com um problema gosto de reflectir sobre as raízes do mesmo e ter acções acima de tudo aí, em vez de acções simplistas (como por ex quotas). E neste caso verifico q a realidade é q as mulheres estão bastante afastadas em interesse em geral do mundo desportivo (pelo menos nas principais modalidades do FCP)... basta ver o nr de mulheres reduzíssimo q costuma comentar no RP (com a Ana a ser uma rara e muito bemvinda excepção). A pergunta portanto é: como fazer com q as mulheres demonstrem de forma mais activa um interesse pelo q se passa no FCP?

miguel disse...

Boas, nunca assinei uma petição para a candidatura do PC, sou daqueles sócios que presto homenagem pelo que fez do clube, mas muito critico ao que se passou nos últimos anos, penso que já deveria ter-se afastado da presidência.
É muito mal quando se anula a massa critica no clube, como os casos do Fernando Gomes que se afastou por supostas razões pessoais, o Rui Moreira que foi afastado de uma lista por ser critico do PC, por vezes fico triste por nenhum sócio poder exprimir-se abertamente contra o PC nas assembleias gerais sem correr o risco de ameaças físicas. Deveria aparecer alternativa, mas quando o PC achar que é hora de largar a presidência irá ser mais do mesmo, ou seja, alguém do seu séquito tomará as rédeas e nisso não me revejo.

José Rodrigues disse...

"os casos do Fernando Gomes que se afastou por supostas razões pessoais"

Bem, pelo q vi o F Gomes foi incluído na lista de VPs para o clube (cargo q já detinha), por isso não se afastou tanto como isso :-)

Pitágoras disse...

Miguel, concordo inteiramente com o seu comentário.