quinta-feira, 20 de maio de 2010

Adeptos de "clube de Lisboa" ameaçaram árbitros

«O presidente demissionário da Liga Portuguesa de Futebol, Hermínio Loureiro, reuniu-se com o director nacional da Polícia Judiciária para denunciar as ameaças e coacção que quatro árbitros sofreram durante os últimos oito meses.
Esta quinta-feira foi divulgado que a PJ constituiu arguidos nove jovens adeptos de “um clube de Lisboa”, da Liga, suspeitos de injúrias, coacção e ameaças sobre quatro árbitros de futebol profissional, durante os últimos oito meses.»
in PUBLICO.PT

A notícia completa pode ser lida aqui.

20 comentários:

El Cabron Del Patron disse...

será isto?
http://www.record.xl.pt/noticia.aspx?id=1879ea25-ed3a-462e-b1ab-8e6b4f71169b&idCanal=00000280-0000-0000-0000-000000000280
ou isto?
http://dn.sapo.pt/desporto/interior.aspx?content_id=1452164

nem quero pensar se fosse o nosso FC Porto nestas trapalhadas

Daniel Gonçalves disse...

Li, hoje, esta notícia e estranhei o facto de não revelarem qual Clube, porquê escondem o nome? Apenas se referem a um "Clube de Lisboa", assim se vê a "honestidade" e a abertura noticiosa (sem preconceitos culturais ou sociais) dos meios de comunicação social, em qualquer país desenvolvido do mundo ocidental era revelado o nome do clube sem preconceitos. Ou será que quem está a esconder o nome do clube é a Polícia Judiciária? Se for por motivos de sigilo do processo jurídico entende-se, caso contrário só revela a protecção ilegítima a alguém. Tanto se fala na "VERDADE" desportiva, mas ela só interessa quando serve (manipulando e distorcendo os factos) para atacar alguém (nos últimos anos o FCP), de resto VERDADE para o lixo.

Ricardo, RSW disse...

porca miseria... o clube da transparencia ameaça os arbitros!! este mundo esta perdido!!

Unknown disse...

com certeza eram adeptos do Estrela da Amadora, pois a lampionagem era incapaz de tal coisa coitadinhos!!!!!!!!

Daniel Gonçalves disse...

Pensando melhor, houve protecção intencional do clube destes adeptos, porque se fosse por motivos de sigilo processual, tinha-se escondido o local/cidade do clube, referia-se apenas "um clube da 1ª Liga" sem se mencionar cidade A, B, C, D Y ou X, para mencionarem o nome da cidade é porque querem proteger o Clube, mencionado a cidade a intenção é dispersar as atenções. VERGONHA de Intituições Públicas e INDIGNO Sistema Jurídico.

John Aarson disse...

Bah... se são "adeptos", não se pode acusar o clube de nada. Deviam-se era descobrir as ligações entre os jogadores expulsos contra o Benfica e o clube da luz. Isso é que era uma descoberta de valor!

Pedro disse...

@John Aarson,

Não é bem assim, se por acaso for descoberta uma ligação que seja destes adeptos à direcção... um telefonema que seja... a coisa pode ficar interessante.

De qualquer das formas isto é um escândalo para a imprensa Lisboeta. Adeptos do SLB a ameaçar?? Infámia!!

Anónimo disse...

Cá para mim são adeptos do Belenenses e vocês é que são todos uns mal intencionados.

Antonio Silva disse...

Se chegarem a admitir que o clube e' o Benfica dirao que foram adeptos benfiquistas do Norte, mais precisamente do Porto.

condor disse...

Ora,ora!Esqueçam amigos!Isto não dá em nada!Até parece que não conhecem o país onde vivem!

Mac disse...

Gostava era que alguém me dissesse se viu, e se sim onde, esta noticia nos vários canais que existem em Portugal.
Agradecia.

Já agora uma outra pergunta.
Alguém dúvida que esta noticia a ser escrita "adeptos de um clube do Porto" era noticia de destaque?

Pitágoras disse...

Estou tão decepcionado, pensava que o Benfica era um clube sério ... ops queria dizer, um clube a sério!

eumargotdasilva disse...

Ora, não são nada adeptos nem do Amadora, nem do Belenenses, nem do Oriental, nem do Atlético, nem do Maria da Fonte à tarde! Só podem ser adeptos do porto que querem prejudicar "um" clube de Lisboa!
Ora veja-se lá, se poderia o mais maior grande clube do mundo ter adeptos destes! Se isso fosse verdade o vieira e o brilhantina faziam hara-kiri! !

miguel.ca disse...

O record diz de caras que foram "adeptos do benfica".

ben-u-ron79 disse...

este impressa que temos deixa-me doente...segundo o rascov, de ontem os 9 serem adeptos d1 clube de lisboa hj ja passaram a ser adeptos dos 3 grandes...espectacular!!! amanha dizem que afinal o benfica nao estava envolvido e depois de amanha que o sporting tb nao...na segunda dizem que afinal ha escutas e qd formos a ver dizem que afinal foram membros da sad do fcp e que o processo so nao avança por falta de provas... ISTO ESTÁ PODRE!!!!!

Luís Carvalho disse...

E mais curioso ainda é o timing escolhido pela PJ: só agiu após o final da temporada.

Sendo estas ameaças conhecidas pelo menos desde Dezembro de 2009, a investigação deixou-se estar tranquila por uns largos meses para não atrapalhar minimamente a festa vermelha.

O Anti Lampião disse...

http://oantilampiao.blogspot.com/2010/05/fazer-as-coisas-por-outro-lado.html

Fazer as coisas por outro lado
"

Nove adeptos do Benfica arguidos por ameaçar árbitros
Nove adeptos do Benfica foram, ontem, quinta-feira, alvos de busca e constituídos arguidos pela PJ por forte envolvimento em várias ameaças proferidas por telemóvel contra quatro árbitros de futebol da I Liga. Entre as vítimas estarão Jorge Sousa e Vasco Freitas.
As presumíveis manobras intimidatórias contra os homens do apito ocorram em contextos de jogos do clube recentemente sagrado campeão nacional, na época 2009/2010. Conforme o JN noticiou a 19 de Dezembro do ano passado, entre essas partidas estão o Braga-Benfica e o Benfica-Nacional. Mas há mais, uma vez que a PJ refere que foram denunciados factos ocorridos durante os últimos oito meses.

Para detectar a identidade dos supostos autores das comunicações efectuadas para os árbitros, e alguns seus familiares, a Polícia Judiciária recorreu sobretudo à informação de operadoras telefónicas, o que permitiu identificar indivíduos residentes em várias localidades do país: Paredes, Rio Tinto, Tondela, Lisboa e Ponta Delgada, nos Açores. São todos estudantes, à excepção de um, tendo em comum a ligação, como adeptos, ao Benfica. Não está, porém, apurada participação, directa ou indirecta, de dirigentes do clube da Luz.

De acordo com informações recolhidas pelo JN, os arguidos dizem às autoridades não se conhecerem uns aos outros. Mas a PJ ainda vai averiguar a veracidade destas afirmações, por não se afigurar verosímil a coincidência de actuações detectada relativamente aos quatro árbitros queixosos.

Para prosseguir as investigações, inspectores das directorias do Porto, Lisboa e de Ponta Delgada apreenderam 11 telemóveis, três computadores, vários suportes físicos com registo de dados informáticos e alguns documentos por suspeitas de utilização de prática dos crimes de injúrias, ameaça e coacção. Uma das pistas a explorar é uma eventual ligação através de redes sociais, na Internet. Os computadores terão sido utilizados, também, para envio de mensagens tipo SMS.

Uma questão ainda sem resposta é a forma como os suspeitos acederam aos números de telefone dos árbitros, bem como informações sobre familiares que, por serem verdadeiras, atemorizaram ainda mais as vítimas. O caso que aparenta maior gravidade é o de Jorge Sousa. Este árbitro de Paredes recebeu um telefonema de um número anónimo, a 31 de Outubro do ano passado, logo após a partida Braga- Benfica, vencida pelos bracarenses por 2-0.

O interlocutor da chamada terá dito que, por aquele juiz ter-se "portado mal", a sua mulher, que estava "sozinha" em casa, iria sofrer "consequências". Sucede que, naquele dia, a esposa de Jorge Sousa estava efectivamente sozinha em casa - o que demonstra conhecimento privilegiado da vida familiar do árbitro"

Pedro disse...

O Record, a pedido, já imprimiu hoje na capa que adeptos dos 3 grandes ameaçaram....

Claro que seria uma infámia que só adeptos do SLB estivessem envolvidos.

Confesso que não li, porque não compro o Record. Mas suponho que tenham com uma retórica à lá estado novo dado uma justificação qualquer.

Ps: A entrevista do Herminio Loureiro ontem é digna de um porco salazarista. Diz ele que credibilizou a liga... isto vindo de alguém que é presidente duma câmara cujo clube local jogava uma liga por ele presidida... santinho.

Pedro disse...

Episódio digno de uma família mafiosa. Os soldados fazem o trabalho sujo e as elites dirigentes nada sabem.

Pelo menos a existência de indiciação já vai servir para colocar em suspeita qualquer expulsão mais estranha ou um penalty conveniente.

Anónimo disse...

Basta ler "O Águia do Graveto" onde estes métodos estão todos explicados. O Khadaffi usava testas de ferro para tudo. Os desgraçados eram presos com penas leves, e saíam da prisão ricos com transferência prévia de uns dinheiritos para contas bancárias em off-shores.
Achei piada à capa do Rascord de hoje, fala em 8 adeptos pertencentes aos 3 grandes (passam por cima da PJ, da Lusa, etc.) e inventam uma notícia bem à medida.
Leiam bem os que vos digo: ISTO VAI SOBRAR PARA NÓS. Lembrem-se só do PGR, da recente viúva directora do DIAP de Lisboa, do Alberto Martins e do João Correia, actuais Ministro e Secretário de Estado da Justiça, respectivamente.