domingo, 9 de maio de 2010

Não gosto deles!

Há no 'benfiquismo' uma certa característica, infelizmente pouco abonatória, de certos comportamentos que caracterizam o que existe de pior na sociedade portuguesa. Eu sei, eu sei, que entre os seus adeptos há bons e maus, há os que são honestos e os vigaristas, há os pacifistas cordatos e os violentos, agressivos e destrambelhados, há de tudo um pouco, afinal, como noutros clubes, a começar pelo meu. No entanto, quanto a mim, existem algumas referências que, na generalidade, atravessam o colectivo dos adeptos, sejam eles cultos ou iletrados, ricos ou pobres, fundamentalistas fanáticos ou não, e aparecem como 'marca da casa', o seu verdadeiro'ex-libris', (não, não é a famigerada divisa recuperada dos mosqueteiros !): são, por natureza, habituais destorcedores dos factos (e da mais comezinha realidade), os quais apresentam sempre à medida das suas conveniências e dos seus interesses; são presunçosos e arrogantes, sem uma centelha de humildade, incapazes de reconhecer o mérito alheio, mesmo quando ele é por demais evidente; são invejosos e mesquinhos, destilando ódio e grosseria; são idólatras e passadistas que, à falta de presente, se entretêm a relembrar e a glorificar o passado e os seus ídolos, como se de um espaço mítico se tratasse; e sobretudo, oh sobretudo, para além de arruaceiros, são uns provocadores inveterados em que o orgulho e a vaidade se entrelaçam com a ignorância, os chavões de sobrevivência e a má-fé. Tudo suportado por uma abjecta campanha da comunicação social que os protege e acirra. É assim o 'benfiquismo'. São assim os 'benfiquistas'. Não gosto deles.


Este texto foi roubado ao blog Douro Azul, já tem uns anos mas continua a expressar o sentimento. 
Não gosto, não gosto e não gosto!

16 comentários:

Leceiro disse...

Resumindo: são um bando de anormais, que vivem do passado. Uns verdadeiros fdp's que não se calam quando ganham alguma coisa e quando perdem, vão sempre recordar o passado ou então usam a sua arma predilecta: pegar em fantasia e acusam os outros de serem os obreiros das suas derrotas...

Pedro disse...

Não é por ser um clube vencedor, que não o é, mas é o clube mais odiado neste pais.

Estou a adorar ver o trauma ao PC que eles têm. Não há um único anormal benfiquista que não o cite nas entrevistas. Hilariante.

miguel87 disse...

Hoje foi um dia histórico... Depois de um titulo europeu em futsal, os da capital do império
festejam o 1º campeonato nacional de futebol de 10!!

Jorge Mota disse...

Nem eu

eumargotdasilva disse...

concordo com tudo e acrescento uma outra característica (esta última exibida com muita devoção este ano): conseguem ver sempre nas imagens acontecimentos que mais ninguém vê!...

Daniel Gonçalves disse...

Acrescento à mentalidade benfiquista a megalomania e o narcisismo, típicas de imaturidade mental. Estas características mentais caracterizaram (sei que posso ofender, mas é só uma comparação)regimes totalitários (O III Reich nazi e a Rússia Estalinista), imagino uma sociedade com 99% de benfiquistas: seria doentio. Talvez isto explique o atraso cultural, social e económico do nosso País, eles são um obstáculo ao desenvolvimento de Portugal.

Daniel Gonçalves disse...

Li na Net que O Presidente Orelhas disse que era um "Título do País" aqui está a megalomania, e outro aspecto nesta mentalidade de contornos mais graves, a apropriação/açambarcamento do espaço público pertença de todos (neste caso a Pátria) para louvar alguns, típico de um regime facista/totalitário.

Penta disse...

... e pronto!

lá se consagrou o clube predilecto do País como o «justo vencedor do Campeonato». faltou acrescentar, do "Campeonato dos Túneis".

independentemente desse vergonhoso jogo de bastidores, um Campeonato é (também) feito de regularidade. e, neste aspecto, o FCP claudicou e o SLB foi melhor.
assim, reconheço - com algum custo, tendo em conta os "ódios de estimação" - que o SLB foi melhor do que o FCP, sendo um justo vencedor por tal. mas, não se livra da imagem que o mesmo deixou devido àquele lamentável acontecimento e que subverteu a realidade do dito...

fundamentalmente: Parabéns à instituição SLBenfica pelo «feito inédito» [foi assim que se referiram na SIC...]

quero, contudo, deixar uma reflexão para os passarinhos que por aqui gravitam (dado que, aqui, não têm voz): quantos de vós, naquelas épocas em que ganharam torcicolos (e muita azia) felicitaram o FCP por feitos realmente inéditos na História do Futebol Nacional?
pois...

ps: é também por esta razão que não gosto do "benfiquismo" de muita (má) gente - e tenho Amigos "lampiões", note-se!

saudações PENTACAMPEÃS!

Sofia Oliveira disse...

Sinceramente não é o facto deles ganhar que me faz não gostar... não é o facto de terem sido levados ao colo... de terem mais adeptos.... nada disso.... não gosto deles... pk em portugal só existe benfica....os outros clubes são ralé... pk a c.social quer fazer deles santos... eles tem necessidade de mostrar que o benfica é o maior, o mais bem comportado... enfim...(o maior cego é aquele que não quer ver)
É por essas cenas que eu os odeio...mas graças a Deus e ao meu pai eu nasci PORTISTA...e tenho mt orgulho de dizer AMO_TE PORTO, mesmo quando não ganhamos um campeonato.....

Dragaoatento disse...

Muito bem caracterizado o benfiquismo no POST !

Agora não posso concordar com os portistas que admitem:

... assim, reconheço - com algum custo, tendo em conta os "ódios de estimação" - que o SLB foi melhor do que o FCP, sendo um justo vencedor por tal...

e não deveria ser necessário eu explicar:

O Benfica foi campeão porque em 12 das 30 jornadas do campeonato, jogou contra adversários com menos uma ou até duas unidades, porque os árbitros foram permissivos para eles fechando os olhos a lances ilegais cometidos por eles e por outro lado castigando severamente os jogadores adversários que tivessem a ousadia de cometer entradas mais ríspidas sobre os benfiquistas. Usaram e abusaram de dois pesos e duas medidas na análise dos lances. Protegeram os avançados encarnados não permitindo entradas duras às pernas deles, à mínima que os contrários fizessem eram logo admoestados (intimidados) com os respectivos cartões, e por outro lado permitiram aos defesas benfiquistas pontapear e socar os contrários impunemente!
A beneficiar destes critérios até o Carcavelinhos de baixo seriam campeões...

Abraço

Anti PORKOS CORRUPTOS!!!! disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Mefistófeles disse...

Revejo-me totalmente neste POST ! Eu, detesto-os !

Candido disse...

Concordo em tudo com o excelente artigo de opinião aqui desenvolvido! Eu este ano até nem queria dar muita importância ao futebol, mas as constantes incidências em muitos e muitos jogos faz com que eu não possa dar mérito à conquista deste título pelo slb. Foram nitidamente levados ao colo e os media neste país atrasado não conseguem ter o mínimo de isenção! Tenham vergonha seus medíocres, invejosos, centralistas, atrasados e deixem de olhar tanto para o vosso umbigo! Este país continua muito semelhante ao tempo da ditadura! DEMITAM-SE! Nos últimos 30 anos, como uma análise isenta e objectiva mostra, o único clube " nacional " que verdadeiramente tem representado o nosso país, é o FCP!! Saudações democráticas e portistas!!

RS disse...

@Dragaoatento

O Benfica jogou 401 minutos em superioridade numérica, 81 dos quais com mais 2 jogadores. São praticamente 4 jogos e meio com mais jogadores em campo do que os adversários. O Braga, que surge a seguir, só tem 235 minutos (13 com mais 2 jogadores). Nesta lista, o Porto surge em 6º lugar com 150 minutos (26 min. com +2).

No lado oposto, o Leixões foi quem mais tempo jogou em inferioridade numérica: 402 minutos, 98 dos quais com menos 2 jogadores. Agora adivinhem quem surge em último lugar, destacadíssimo, neste capítulo... Pois é... o Benfica só se viu em inferioridade numérica durante 18 minutos!!!!!!!!

NOTA: só não estão contabilizadas as expulsões para lá do minuto 90'.

Mohammed Saeed Al Sahaf disse...

Eles também não devem gostar de ti. Mas os adeptos são todos iguais. Há bons e maus, há presunçosos e arrogantes incapazaes de reconhecer o mérito alheio em todo o lado. Não se julguem elitistas. Pelo menos ontem no estádio não se entoaram cânticos a evocar clubes que nem sequer estavam em campo. Só se apoiou o clube da casa. Não se julguem superiores e não te julgues razoável pois se revês nesse texto estás a ser igual a esses de quem não gostas.

Saudações

Anti PORKOS CORRUPTOS!!!! disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.