terça-feira, 18 de maio de 2010

Obrigado!

Até sou dos que acham que a era Jesualdo Ferreira no F.C. Porto devia ter terminado há um ano. Frequentes vezes lamentei o tipo de futebol que a equipa com ele jogava e a inflexibilidade que ele revelava. Mas não podemos esquecermo-nos da muito difícil situação em que chegou ao clube e da firmeza com que tomou conta das rédeas; nem do facto de, desde Gelsenkirchen, só ele nos ter levado de novo aos 1/4 de Final da Liga dos Campeões; nem das sucessivas saídas de jogadores importantes que, ano após ano, o obrigaram a baralhar e dar de novo; nem, last but not least, de que Jesualdo Ferreira se tornou o nosso primeiro treinador a ganhar três campeonatos consecutivos. Por tudo isto, nesta hora de despedida, sinto-me na obrigação de dizer: obrigado, Professor!

32 comentários:

Pedro Coimbra Marques de Carvalho disse...

obrigado por tudo professor

Nuno Vaz disse...

É um Senhor!
Honrou sempre a instituição Futebol Clube do Porto e, no meio de apitos e desapitos, foi o único a defender o clube quando era atacado de todos os lados!
Obrigado, Professor!

pois disse...

Caro Alexandre,

Desta vez estamos plenamente de acordo. com uma única ressalva. Eu achei bem a renovação com J. Ferreira há um ano. Passado este ano acho que esteve um ano a mais. Paciência, só os burros não mudam, como diazia o outro.

Cumprimentos

Paulo Marques disse...

Obrigado professor, mas não dá para mais.

miguel87 disse...

Será que é desta? vou esperar para ver... Já vai tarde.
Falava muito bem (excepto quando o assunto era lavar os dentes ou falar em campeonato sem derrotas) mas sempre fez muito pouco; até por isso dá impressão que andou sempre desfasado da realidade (Portista).

Da minha parte não leva gratidão alguma, antes pelo contrário, pois nunca na minha vida de portista vivi tantas humilhações em tão pouco tempo, além da total ausência de qualidade de jogo durante 4 anos.

Desculpem lá a falta de correcção política.

Pedro disse...

Com as constantes perdas de jogadores chave, Lucho, Lisandro, Anderson, Pepe, Quaresma, Paulo Assunção. Com a quase exclusividade mediática de defender a equipa e o clube durante o Apito Dourado, com o lidar contra os Ricardos Costas, os Oleguarios os Brunos Paixões e conseguir só ser expulso 2 vezes.

E pelos titulos ganhos, acho que Jesualdo merece a nossa gratidão. Pergunto-me o que teria feito se a SAD lhe mantivesse a equipa para este ano...

José Rodrigues disse...

Muitíssimo obrigado por tudo, Jesualdo, e... adeuzinho.

Azulantas disse...

Jesualdo merece acima de tudo muito respeito pelo trabalho desenvolvido.

Foi, no entanto, o balde de água fria para apagar o fogo deixado por Co Adriaanse.

Literalmente o FC Porto de JF abandonou a loucura de Co e passou a ser cauteloso, talvez em demasia.

E é aqui que os adeptos nunca perdoaram a Jesualdo: na sua atitude demasiado calculista, aparentemente temerosa, defendendo sempre muito atrás como que a convidar os adversários a cair na armadilha da transição rápida

Ora, enquanto tivemos Lucho que pensava o jogo com 3 ou 4 jogadas em antecedência, a coisa funcionava. Mas nunca deslumbrou.

Época após época o FC Porto foi revelando mais e mais dificuldades em "engrenar" o motor. Tanto que estivemos todos na expectativa de que a equipa atingisse o pico da forma em Fevereiro e dali arrancasse para um fim de época fulgurante.

Por vários motivos já aqui escalpelizados isso nunca chegou verdadeiramente a acontecer, tendo apenas o "fogacho" da recta final do campeonato como consolo.

Realmente, este foi um ano "a mais" de Jesualdo e sua equipa no FC Porto. Mas foi um ano em que os resultados que obteve também tiveram obvias influências externas.

Por tudo, então, obrigado Jesualdo. Mas realmente está na hora do "paradigm shift".

Rui disse...

Não sei se não foi bom ele ficar mais um ano.

Para o próximo treinador entrar sem grandes pressões, nada melhor que entrar depois de um ano em que não fomos campeões.

Assim permite iniciar um novo ciclo com mais tranquilidade.

O Jesualdo deixou-me sempre a ideia que com um bocado mais de coragem podia ter chegado ainda mais longe com o Porto, mas não deixo de lhe estar grato pelos 3 títulos e as duas taças.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Sou um fervoroso adepto de longos mandatos de treinadores, mas sempre e quando tenham um perfil transversal. Jesualdo nunca o teve.

Com ele vi alguns dos jogos mais aborrecidos de que me lembro no Dragão. Fora dele a equipa parecia jogar cronicamente em contra-ataque, lembrando-me o Boavista do Pacheco. Sem pensar no miolo, jogo pelas alas e saidas rápidas. Ou seja, sem o estilo que se exige para um clube como o FCP.

Jesualdo deu o peito às balas e tem esse mérito, mas nesse caso o grande demérito é mesmo da direcçao que o escolheu para apagar um fogo e viu-se nas maos com um tricampeao de ocasiao sem saber o que fazer com ele. E como nada é eterno, no ano em que realmente a coisa se pos complicada, o tricampeao caiu a terceiro com derrotas contra os 3 rivais directos em seis jogos. A isso juntamos as humilhantes viagens a Inglaterra (salvo o jogo de Old Trafford) e os falhanços constantes de jogadores contratados no seu intocavel sistema táctico.

Espero sinceramente que este tenha sido o seu ultimo jogo e da mesma forma que Fernando Santos nos deu o Penta inédito, também o Tri de Jesualdo o será, mas nem um nem outro entrarão na galeria dos técnicos mágicos de um clube imortal.

um abraço

Leceiro disse...

Já devia ter saído na temporada passada, o modelo de jogo tornou-se demasiado rotineiro, sem alternativas e a qualidade apresentada resumia-se a meia dúzia de jogos por temporada; claro que levou sangrias, perdeu jogadores chave mas também as suas escolhas nunca foram as mais adequadas, a sua teimosia prejudicou a equipa e... fica na história pelos títulos conquistados mas também pela burrice e medo em muitos jogos (Londres e Aldrabade foram expoentes máximos).

Adeus e venha outro.

Leceiro disse...

Esqueci-me deste ponto: o prof mestre herdou uma equipa rotinada, cheia de bons valores e na 1ª temporada... quase que perdia um campeonato por displicência, sendo salvo pelo proscrito Adriano.

Lucho, Bosingwa, Helton, Lucho, Lisandro, Meireles, Quaresma, Pepe, todos lapidados e disciplinados pelo Adriaanse.

fiona bacana disse...

Eu estava prontíssima a dizer "adeus e obrigada, Jesualdo", até ver a not
ocia de hoje: Fernando Santos vai sair do PAOK.

Ora, sabendo-se a apetência que PC tem para treinadores sem espinha, é caso para dizer...se é para vir o Engº, prefiro ficar com JF!

DOMINGOS!DOMINGOS! (já q n há $ para 1 estrangeiro decente!)

cumps

Daniel Gonçalves disse...

Apesar de ter tido um futebol algo chato e pouco brilhante, salvo alguns jogos, lembro Manchester e na 2ª temporada em que terminamos o campeonato com mais de 20 pontos de liderança, estou grato a Jesualdo pelos triunfos obtidos e reconheço o seu mérito nas vitórias, passamos sempre a fase de grupos da Champions. Adrianse disciplinou o plantel mas tinha uma táctica delirante, com ele não passamos aos oitavos de final da Champions, sim perdemos em casa com o Artemedia, a equipa atacava à toa e tinha uma defesa desorganizada.
Na hora da despedida dar o meu apreço a Jesualdo.

Daniel Gonçalves disse...

Estão a falar no Domingos, mas eu penso que ele deve ter uma cláusula de rescisão elevada depois de ter conseguido o 2º lugar. Também aprecio o André Villas Boas; também pode vir um estrangeiro de nível... o problema é o dinheiro.
Se não gastarem em contratações duvidosas até pode dar para um estrangeiro com perfil adequado. Espero que não se arrependam de termos despachado o Del Neri.

Anónimo disse...

Daniel,

Haja ou não essa cláusula, era o que faltava o FCP não contratar o Domingos - no caso de nisso estar interessado - por causa dela. Afinal também tivemos que pagar ao Boavista para contratar o JF.

Orgulhoazulebranco disse...

Obrigado!Obrigado mesmo Professor Jesualdo!
Só espero que os portistas nunca se esqueçam das coisas boas que fez(não foram assim tão poucas...)

Carlos Santos disse...

Estou a aqui a imaginar o que o admin cá do burgo deve de estar a gozar com os benfas que passavam aqui a vida a comentar parvoices.

Devem estrebuchar pouco, devem...

Hehe...

Zemis disse...

Obrigado e adeus! Esta última época foi, claramente, o fim de linha para este sistema e este grande homem do futebol no FC Porto.

Lembro-me após um (miserável) FC Porto - Sporting que dizia que o sistema do Jesualdo estava no fim mas aquela eliminatória contra o Manchester deixou toda a gente com água na boca por mais... a mim incluído. Esta época foi díficil, muito díficil (lesões, castigos, jogadores inadaptados, etc.) e assim o Professor sairá por baixo, se bem que não pela porta pequena, em vez de por cima, que teria acontecido após a dobradinha da época passada. Foi uma decisão natural a época passada; agora nota-se que não terá sida a mais correcta.

Quanto ao futuro: dos portugueses apenas noto no Domingos capacidade para levar o FC Porto ao título já para o ano: é resultadista (o que para mim é uma qualidade! o que interessa é ganhar), mexe bem na equipa (adaptando o sistema consoante o adversário mas nunca renegando às suas ideias) e é um líder do balneário; para além de ter a mística portista. Contudo, eu cá preferiria um estrangeiro, com o Jorge Costa a adjunto (preparando-o para tomar conta da equipa num espaço de 2/3 anos): Bernd Schuster, Juande Ramos ou Manuel Pellegrini; acho preferível investir num bom treinador, com currículo, que num de qualidade duvidosa e numa remessa de jogadores igualmente duvidosos.

Quanto ao Jesualdo vejo-o a seleccionador nacional (se na África do Sul não chegarmos aos quartos-de-final) já que tem um prestígio transversal a clubismos e uma experiência que pode, e deve, ser aproveitada.

Bernini disse...

Não concordo que Jesualdo tenha pegado no Porto numa situação assim tão difícil... pegou numa equipa já feita, cuja base se serviu para vencer o tri. Vendo bem, a base do Porto do Adrianse é que nos sustentou estes anos, sendo desmantelada aos poucos com os resultados observados este ano.

Tal como no verão de 2005 exige-se à direcção objectividade e precisão nas escolhas. Em 2005 as escolhas foram francamente positivas, agora veremos o que acontecerá...

Anónimo disse...

Aquilo a que me referia quando disse que JF tomou conta do FCP numa situação difícil, caro Bernini, era ao facto de o anterior treinador ter saído na pré-época, com tudo o que de complicado isso acarreta em termos de preparação da época, como aliás vimos em 2004/05.

K disse...

Não ia comentar este post porque não tinha nada de especial a dizer, que outros não tivessem já dito, mas depois ao leres os últimos comentários li uma coisa que já tinha pensado há uns dias e entretanto me ia escapando da cabeça se não lesse o que disse o Zemis.
Acho, pelas características que tem, o Jesualdo é um típico treinador de selecção. O Queiroz mesmo que faça má figura não sai e só vai sair mesmo quando acabar o contrato, porque ele blindou-se de tal maneira a nível financeiro que a FPF se o quiser mandar embora tem de vender as vacas todas e se calhar nem assim tinha dinheiro suficiente, mas quando sair é o Jesualdo que eu gostava de ver nesse cargo.
É um tipo com vasta experiência que sabe criar ambiente de grupo em pouco tempo e que sabe motivar os jogadores para jogos pontuais. Acho que tem o perfil certo para seleccionador. Depois dele, e pelo tempo que ele tem dito que ainda vai ser treinador de equipas e não de selecções, virá o Mourinho para seleccionador.

Bernini disse...

Aos muitos nomes aqui lançados cá vai mais um... Michael Laudrup... está no desemprego...

Unknown disse...

E o comunicado à CMVM que nunca mais aparece.

meirelesportuense disse...

Mas ele foi despedido?...Ainda não li nada, a não ser aquela especulação do OJogo...Não acham que estão a ser precipitados em enterrar a urna, sem lá colocarem o corpo?...

Anónimo disse...

Ó amigo Meireles, não acredito que seja assim tão ingénuo. Eu não preciso de nenhuma confirmação oficial, comunicado à CMVM ou notícia de jornal. Nem eu nem milhares de portistas.

O Jogo especulou ao dizer que ele vai embora? Inacreditável! Onde terão eles ido biscar essa ideia!;-)

Abraço

Anónimo disse...

"buscar essa ideia" claro,

Replica disse...

Não é do género que o Portista

gosta... para importante.... é o sócio!!!

e para ser campeão basta treinar o

Porto por tudo o que ganhou não fez mais que a sua obrigação e graças ao esquema do Porto usa e deita fora Viva o DRAGÃO

Pitágoras disse...

Caso Jesualdo saia, o meu agradecimento pelo trabalho sério e competente que desenvolveu no clube.
Não é um treinador brilhante mas é competente. Não teve vida fácil, pois todas as épocas foram vendidos os melhores jogadores, tendo o bom do Jesualdo de começar tudo de novo.
Por tudo isto obrigado.
Caros companheiros registem o seguinte ditado popular: "Atrás de mim virá quem de mim bom fará!" Espero que não se concretize.

Anónimo disse...

Esse ditado popular não se aplicou a Quinito, Octávio ou Couceiro!;-)

André disse...

mas aplicou-se a del neri nos comentários deste post, aplicou-se ao adrieense e nem um nem outro foram, são grandes/bons treinadores.

meirelesportuense disse...

Eu só acredito em factos caro Burmester, o que é especulação não pode ser afirmado enquanto não se puder confirmar e foi isso que eu chamei à atenção...No ano passado irritou-me que ele ficasse, mas agora, acho que tudo pode acontecer inclusivé ele ficar...E não adianta vaticinar, porque para mim seria Artur Jorge, pois ele tem tudo, idade, experiência do Clube e Internacional -e de que maneira-, é odiado pelos Sulistas, Domingos aprendeu com ele, Jorge Costa aprendeu com ele, Mourinho aprendeu com ele, Vilas Boa aprendeu com o Mourinho que também aprendeu com ele, Jesualdo Ferreira aprendeu com ele...Porra, será que o homem tem peste bubónica ou hepatite C?...Para mim, seria Artur Jorge e um jovem adjunto, que pode muito bem ser, o André Vila-Boas...Querem melhor e mais enquadrado com a realidade do Por e Nacional?
Só se for o Zandinga!