domingo, 16 de maio de 2010

E não seria tempo de acabar com a farsa de Oeiras?


Embora o José Correia já ontem aqui tenha oportunamente discorrido sobre esta chaga recorrente, vou também abordar o assunto e espero não ser redundante.

As peripécias epifenomenais, chamemos-lhes assim, a que temos assistido com o aproximar da Final da Taça de Portugal tornam mais do que nunca urgente acabar com a farsa da disputa obrigatória da partida, não apenas no decrépito Estádio Nacional, como na própria capital e arredores.

Os argumentos estafados que chegam ao ridículo de comparar Oeiras com Wembley - omitindo-se sempre que a selecção inglesa disputa os seus jogos naquele grandioso estádio enquanto a portuguesa foge de Oeiras como o diabo da cruz - são isso mesmo, estafados. E isto já para não falar na cultura futebolística inglesa, que está nos antípodas da nossa, bem como na comunicação social inglesa, que não tem clubes favoritos nem se prostitui diariamente fazendo a apologia de um deles. Estas envolventes fazem com que Manchester United ou Liverpool, por exemplo, não se sintam no campo do adversário se jogam em Wembley contra Arsenal ou Tottenham. O mesmo não podemos nós dizer quando jogamos em Oeiras, Queijas, ou lá onde aquilo fica, contra Benfica ou Sporting. Sentimo-nos como D. Sebastião em Alcácer-Quibir: em casa do adversário e com tudo "a jogar" contra nós. E como nós se sentirão decerto todos os clubes de fora da Área Metropolitana de Lisboa que tenham de defrontar na Final um dos meninos da casa.

Mais ridícula se torna a situação quando, como este ano, se defrontam na Final um clube do Douro Litoral e outro de Trás-os-Montes, ou, como no ano passado, dois clubes do Douro Litoral.

A Taça da Liga parece ter assentado arraiais no Algarve - um descentramento geográfico bastante bizarro, diga-se - mas a Taça de Portugal mantém-se ancorada àquele anacrónico recinto.

Como ia a dizer no início, se a Final não tivesse obrigatoriamente de disputar-se em Oeiras, além do mais não teríamos tido de assistir ao triste espectáculo farisaico com que fomos brindados esta semana. Ficávamos todos a ganhar, principalmente o futebol, coisa de que, infelizmente, cada vez se fala menos em Portugal.

15 comentários:

meirelesportuense disse...

Concordo com os argumentos utilizados, especialmente depois de sabermos que o principal argumento utilisado de jogar a final da Taça da Liga no Algarve, ser o de contribuir para a manutenção em uso do Estádio do Algarve...Era muito mais lógico que estas finais se realizassem no centro do País, até porque os resultados desportivos actuais apontam para uma clara divisão dos finalistas entre o Porto e Lisboa...E se realizassem todas, as da Liga e as da FPF...Poderia ser em Coimbra, em Leiria, ou em Aveiro, rotativamente...Se os clubes finalistas forem de uma única Região, pode-se encontrar sempre uma outra solução de consenso que poderá ser deixada sempre em aberto, mas, se dois Clubes de Lisboa jogarem em Aveiro ou em Coimbra fica-lhes mesmo assim mais próximo do que terem de ir jogar no Algarve...Se forem de Braga ou do Porto a situação é semelhante...

meirelesportuense disse...

Vejam as primeiras páginas dos Jornais de Lisboa, no Record é preciso uma lupa para ler a referência ao "grande acontecimento da Final da Taça de Portugal do Jamor"!...
O destaque em primeiras páginas totalmente vermelhas, vai inteirinho para a visita do Orelhas e da "vítima" Nuno Gomes a Timor, até me cheira a muita "pré-peração"...Reparem que ao lado da comitiva estão apenas Portugueses, mais brancos que escurinhos, o mais escuro é o Orelhas!...-São elementos das forças da GNR em missão de paz em Timor!...
Mas fica a nú, completamente a nú o sentido daqueles pasquins!...

Pitágoras disse...

A avaliar pela "enorme multidão" - formada por 20 ou trinta maduros em frente à câmara - de benfiquistas que vitoriaram a comitiva das codornizes fica evidente o motivo pelo qual Timor é um país subdesenvolvido e o seu povo dos que mais sofre no mundo.
No entanto tudo faz sentido, ali ainda se vive nos anos sessenta!

FORÇA PORTO BI-CAMPEÃO DO MUNDO (esta foi para agradar ao templo) rumo à vitoria na Taça!

André disse...

Hoje as capas dos desportivos de Lisboa atingiram um novo nível de infâmia.

O FCP tem que reagir...nós temos que reagir. Sinto asco e ódio! Asco e ódio!

Cumprimentos
André NAscimento

Orgulhoazulebranco disse...

Aquele Estádio não tem condições nenhumas....é uma espelunca!
Este país e as tradições...enfim!
daqui a uns anos vai estar ainda pior e vamos continuar a ouvir a FPF "é a tradição!".

Só não acho...plausível,vá,que digam que não pode ser em lisboa pq está mt longe dos adeptos.No caso do Desp.Chaves sim,tudo bem,mas no nosso esse não pega.Temos adeptos de Norte a Sul do país,e é uma bela opurtunidade de irem apoiar o clube.

Mas faz cada vez menos sentido jogar em oeiras...

Santiago Salas disse...

É off topic, mas vocês também não fizerem nenhum artigo acerca desta palhaçada.

AFINAL HOUVE UM MILAGRE EM PORTUGAL, AGORA AQUANDO DA PASSAGEM DO PAPA PELO NOSSO ADORADO PAÍS:
Um jovem que estava já dado como morto ressuscitou e encontra-se de boa saúde junto à sua família em Monção.

"Os hospitais de Braga e do São João no Porto desmentiram a notícia avançada pela Benfica TV de que um adepto benfiquista alegadamente espancado, domingo, após o final da Liga, em Braga, tinha morrido na sequência das agressões.

Contactados pelo PÚBLICO, responsáveis dos dois hospitais referem que, de facto, entrou um jovem de 21 anos no domingo à noite no hospital de Braga, que foi posteriormente transferido para o Hospital de São João, no Porto, por ter um traumatismo oftalmológico. Uma transferência que se deveu ao facto de, em Braga, não existir urgência hospitalar oftalmológica. Mas, segundo o informação prestada pelo Hospital São João, esse jovem acabou por ter alta no passado dia 11."

A benfica TV "matou-o" mas eis que se dá o milagre e depois de uma muito fácil investigação por parte da imprensa, que se deixou logo enganar por esse crediblíssimo canal vermelho, e surge através do milagre que é a busca isenta e credível de informação, o desmascarar da intenção vermelha.
Digo mais:
APOSTO, MAS APOSTO TUDO O QUE TENHO, E ENDIVIDAR-ME-IA AO MÁXIMO SE OS BANCOS AUTORIZASSEM, PARA QUE PUDESSE APOSTAR, QUE SE ESTE TIPO DE FUNCIONAMENTO E LINHA EDITORIAL ADOPTADO PELA benfica TV FOSSE DE UM EVENTUAL CANAL DO FC PORTO, JÁ ESTARIA O CANAL ENCERRADO JÁ TERIAM OS DIRIGENTES DO FC PORTO CONSISTIDOS ASSISTENTES NUM QUALQUER PROCESSO EM TRIBUNAL E JÁ ANDARIAM JURISTAS A PEDIR A REJEIÇÃO DE SE ACEITAR O FC PORTO NA INSCRIÇÃO DO PRÓXIMO CAMPEONATO DA 1ª LIGA OU QUALQUER PROVA NACIONAL E NÃO SATISFEITOS AINDA ACRESCENTARIAM QUE PINTO DA COSTA E DEMAIS DIRIGENTES FICARIAM IMPEDIDOS DURANTE 10 ANOS DE EXERCEREM CARGOS DE QUALQUER ÍNDOLE EM CLUBES DESPORTIVOS.
MAS COMO É O benfica TUDO É PERMITIDO E A TODA A BAIXEZA QUE FAÇAM SE FECHA OS OLHOS E SE DEIXA ANDAR.
AFINAL PORTUGAL É LISBOA E LISBOA É benfica, POR ISSO NINGUÉM OS PARA, COMO ELES MESMOS DIZEM.
Pois acrescento eu que quem semeia merda colhe esgotos. Ou como diz o outro: Se a merda fosse ouro o benfica era um tesouro.

Anónimo disse...

Caro "Orgulhoazulebranco",

Repare que eu disse que a Final não tem de ser OBRIGATORIAMENTE em Lisboa, não disse que não deve nunca ser lá.

Quanto aos adeptos de Norte a Sul, tudo isso é muito bonito (embora por vezes me faça lembrar o fenómeno dos benfiquistas do Minho), mas o FCP é um clube da cidade do Porto e é aí e na região envolvente que se encontra a maioria dos seus adeptos.

Jorge Aragão disse...

Enquanto a final for naquele palco, não me desloco lá.
É o continuar do centralismo no seu melhor!!!
O local deveria ser escolhido logo no início da competição, ou então depois de saberem os finalistas para marcar num local equidistante.

José Correia disse...

Adolfo Dias disse...
«É off topic, mas vocês também não fizerem nenhum artigo acerca desta palhaçada.»

Ver
http://reflexaoportista.blogspot.com/2010/05/incendiar-os-animos-na-vespera-da-final.html

e os respectivos comentários.

Santiago Salas disse...

Penitencio-me, perante vós.
Realmente não tinha visto esse artigo.
Durante uns dias não pude acompanhar o RP e quando procurei o artigo indicado para fazer o comentário anterior vi os do CuLasso mas não vi esse que agora o Jóse Correia indicou.
Fica então aqui o que tinha para dizer sobre o assunto e desculpem lá o meu erro. O seu a seu dono.

PS: e já agora corrigir a valente calinada no meu anterior comentário; consistidos assistentes ????? Não sei o que me deu naquela altura, foi uma Jesusada de todo o tamanho. O que seria correcto e que devia eu ter escrito era; Constituídos arguidos.

Pedro Azevedo disse...

O que é uma farsa é a esta choradeira constante de alguns adeptos do FC Porto, sobre a final da Taça, que afinal é uma única vez do ano.

Sinceramente já chateia. Parece-me de um provincianismo bacoco a toda a prova.

Repetir até à exaustão sempre a mesma ladainha, quando ano após ano é sempre uma festa enorme, para quem lá vai, e não só para os críticos de sofá.

Este ano também estou no sofá, por problemas físicos, porque caso contrário não tinha faltado a mais uma, e já não tem conta a quantas fui e pelas imagens e comentários que se vê na TV está tudo com umas "trombas" monumentais, vê-se bem que até não se estão a divertir à brava, que só este palco, neste local proporciona. Eu acho que só critica que lá raramente coloca os pés.

E ao contrário das críticas, das condições, para infelicidade dos críticos raramente tem havido problemas.

Houve aquela fatalidade no benfica-sporting, que como se viu no último porto-benfica pode acontecer em qualquer lado, pois mesmo com as maior seguranças do mundo, entra dezenas bolas de golfe, petardos no Dragão.

Enfim.

Anónimo disse...

Pois, Pedro Azevedo, essa boca de que quem critica só lá raramente coloca os pés não é para mim, que somo 10 presenças em Finais da Taça no Jamor (e mais 3 nas Antas).

Em 1983 o FCP até ameaçou não comparecer na Final - e arriscar-se a descer de divisão - se esta fosse mudada das Antas para o Jamor. Tanta bacoquice!

A maioria esmagadora dos portistas que conheço são contra a obrigatoriedade da disputa da Final naquele estádio e até pode ser que aos olhos de cosmopolitas iluminados eu pareça um provinciano bacôco, mas entre os que conheço e partilham da minha opinião poucos ou nenhuns encaixam nesta definição.

Quanto à festa, é evidente que os adeptos do FCP que a ela se entregaram festejavam mais uma vitória do FCP, e essas merecem sempre ser festejadas, sejam em Oeiras ou em Cascos de Rolha.

José Correia disse...

É natural que quem critica o facto da final ser obrigatoriamente no Jamor, não ponha lá os pés, o contrário é que seria estranho.
Mas também há muitos portistas que não concordam com o facto da final ser obrigatoriamente no Jamor e vá na mesma, para apoiarem a equipa.
Eu já fui três vezes e não posso dizer que tenha ficado com saudades.

Pitágoras disse...

Pedro Azevedo, respeito a sua opinião mas não a forma como a expressou.
Onde está o provincianismo de pensar que a final da taça deveria realizar-se num qualquer outro estádio COM CONDIÇÕES para tal? Talvez o Pedro, com o seu espírito iluminado e cosmopolita me possa esclarecer.

Paulo Marques disse...

"Eu acho que só critica que lá raramente coloca os pés."
É óbvio que quem acha aquilo pouco melhor que uma pocilga e com iguais condições de segurança meta lá os pés.
Ter lá a final da taça é provincialismo centralista bacoco do pior que existe no país.