terça-feira, 4 de maio de 2010

Missão cumprida


Ganhar ao SLB é sempre saboroso, seja em que circunstâncias for, mas é ainda mais quando essa vitória é obtida no meio de imensas adversidades, como foi o caso do jogo do passado domingo. De facto, para além dos lesionados - Mariano, Varela, Rúben Micael e Helton -, de Meireles andar a jogar limitado (fruto de uma tendinite) e de Rodriguez não calçar há um mês e meio, Jesualdo Ferreira também não pôde contar com o melhor avançado do campeonato - Radamel Falcao -, devido ao escandaloso 5º cartão amarelo que lhe foi cirurgicamente mostrado em Setúbal. Como se tudo isto não bastasse, os dragões tiveram ainda de jogar 39 minutos com menos um jogador, em consequência de mais uma habilidade de arbitragem, desta vez protagonizada pelo senhor Olegário.

Há quem diga que é nos momentos difíceis que se vêem os verdadeiros campeões e foi isso que os jogadores do FC Porto mostraram: um misto de raça, determinação, coragem e raiva levou-os a uma vitória sobre o principal rival, a qual tem tanto de justa como de surpreendente (atendendo às circunstâncias e à forma como foi obtida).

É verdade que o FC Porto jogava "apenas" pela honra e prestigio mas, para além da vitória, destaco uma serie de outros "pequenos" objectivos que foram alcançados:

1) Garantia da invencibilidade do FC Porto em casa neste campeonato (12V, 3E);
2) Imposição ao SLB da maior derrota desta época a nível interno;
3) Terminou um ciclo sem derrotas do SLB a nível interno, incluindo a ilusão dos encarnados fazerem a segunda volta do campeonato sem conhecerem o gosto amargo da derrota;
4) Terminou um ciclo de dois anos em que o FC Porto não ganhava ao SLB;
5) Aumentou mais um ano o número de épocas em que o SLB não vence no Dragão;
6) Aumentou mais um jogo o número de vitórias alcançadas pelo FC Porto desde que o Hulk regressou do degredo imposto pelo dr. Ricardo Costa;
7) O Cardozo não marcou;
8) O SLB voltou a não festejar o título antecipadamente e muito menos no estádio do Dragão.

Este clássico veio também confirmar que podemos contar com jogadores como Guarin e Belluschi para a próxima época e que não se justificam grandes revoluções no plantel para em 2010/11 termos uma equipa competitiva, mas isso é tema para desenvolver noutros artigos.

Foto: Record

15 comentários:

Miguel Lourenço Pereira disse...

Acima de tudo acho que deixou claro que postura tem de ter o FCP no proximo ano.

Sempre disse que as ultimas épocas tinham levado a um progressivo abandono da habitual e necessária postura de combate que nos está no sangue. O clube, a SAD, o staff técnico e o próprio plantel estiveram sempre muito moles, sem uma clara motivação, mesmo nos piores momentos. A equipa perdeu aquele espirito à Porto que permitia muitas vezes reviravoltas nos minutos finais quando pontos estavam comprometidos com rivais teoricamente mais frágeis. Este ano isso não sucedeu e ficou a nu a falta de capacidade de racçao. Até domingo!

A imagem dada, pela equipa e pelo próprio público, deixa a tónica do que deve ser 2010/2011. Com o Benfica concentrado a querer armar-se em grande da Europa, e sem que a Europe League seja um objectivo prioritário, senao uma consequencia da época, temos todas as condiçoes de atacar o titulo. Se mantivermos a postura, a garra e o espirito de domingo claro.

um abraço

mega disse...

Ontem ouvia um Pedro que parece que é Rolo mas assemelha-se mais a um papagaio a citar algumas passagens aqui do Reflexão Portista na sua Janela Indiscreta que todos os dias passeia pelos blogs nacionais.
Ontem fez a esperada ressaca (e ressaca é uma palavra que ele deve conhecer bem dos tempos do Independente)do clássico do fim de semana em que ganhamos sem espinhas.. Limpinho como diria o outro... Ele que até diz que não percebe muito de futebol apesar de ser benfiquista, mas não se importou em vomitar algumas opiniões no fim da crónica... Diz ele que festejamos o 3º lugar e o afastamento da liga dos campeões. O inocente!! Não percebe que festejamos apenas e só, a vitória num jogo.. Ironicamente nos últimos anos habituaram-se a festejar coisas banais como lançamentos de livros escritos por alternadeiras ou decisões do CD da Liga, valha-lhes a coerência, é praticamente a mesma coisa...
Confesso que a dada altura me perguntei se a crónica não tinha sido escrita num qualquer Hotel Babilónia ou pelo menos com a ajuda do companheiro de quarto do mesmo hotel, um milhafre pesadote tão inchado como o seu próprio ego..

Abraços Tripeiros

Unknown disse...

Deixo aqui um apelo para que não se concretize o que parece estar a ser preparado: a absolvição do Luisão!!

Seráque ninguem dos 40 mil adeptos do FCP filmou a entrada para o tunel? Ninguem tem gravado a cena do Luisão a devolver o isqueiro para a bancada? Eu VI o Luisao a devolver o isqueiro para a bancada. Tenho a certeza absoluta! Espero que haja esse video para ver a cara de pau destes comentadores televisivos e jornalistas ou escrevedores de acontecimentos, porque jornalismo não é isto.

Penta disse...

bom dia, com Alegria! ;)

o que eu realmente espero para ver, mas sentado (porque ainda me irei cansar), é a aplicação dos seguintes castigos:

i) ao "Ruizinho dos Túneis", por, impedido de tal, ter permanecido ilegalmente junto ao balneário do quarteto de arbitragem;

ii) ao vergonhoso comportamento dos bandalhos (para não dizer bem pior e, assim, descer ao nível deles) do NN, que arremessaram quatro petardos para a bancada onde me encontrava - posso garantir-vos que foi um dos maiores cagaços que tive na minha 8ainda) curta existência;

iii) ao careca do Luisão, pelo comportamento vergonhoso que teve ao intervalo;

iv) ao Maxi "cotovelos" Pereira, pela agressão ao Belluschi.

sinceramente, penso que só serão decididos - mas de uma forma célere - lá para Setembro/Outubro deste ano - e com sorte! ;)

saudações PENTACAMPEÃS!

Treinador de Bancada disse...

Atenção não foi só a raça , a pele e o sangue que deixámos em campo, que ajudou a equipa a vencer todos os obstáculos, mas também um ambiente no Dragão a relembrar o tribunal das Antas e aqueles jogos em que o público empurrava a equipa para a vitória.

Quanto à próxima época concordo totalmente que não é necessário nenhuma revolução na equipa, mesmo saíndo como se diz nos "mentideros" o B.Alves e o Raul Meireles. Vendíamos/devolvíamos o Valeri, T.costa e o Farias e faziamos regressar o Castro e o Ukra, e comprávamos um substituto para o Fernando (principal lacuna do plantel)e um ponta de lança versátil que complementasse o Falcão. O resto passaria por retoques relacionados com as eventuais saídas do Buno e do Raúl.

Ps- Gostava de ver neste FCP um comandante no meio campo ao jeito de um Lucho e ou noutro estilo o Deco. O Hernanes é um jogador desse estilo mas é muito caro!

John Billy #37 disse...

Falta o 9º objectivo:
Garantiram o apuramento para a Liga Europa.
Os meus parabéns!

Unknown disse...

Obrigado Billy!!

E como tu bem sabes o quanto é importante também chegar à Liga Europa, prova À qual estás habituado e com a qual te tens regozijado todos estes anitos!!

pois disse...

Meus amigos,

Há uns tempos que vou seguindo o blog, e desta vez não quero comentar nada. Só quero dar os PARABÉNS ao JOSE CORREIA e à sua capacidade de um após outro post mater o blog em ebulição.

É concerteza um DRAGÃO. Fosse a nossa equipa assima constante e regular que não havia túneis que nos conseguissem abrandar.

Sinceros Parabéns e saudações PORTISTAS

Pedro disse...

1- Não é preciso mandar imagens do Luisão. Essas imagens já passaram em todas as televisões. No entanto é improvável um sumarissimo antes da próxima semana. O CD da liga tem muito trabalho....
2- Ao contrário do Billy eu acho que o 9º objectivo era simplesmente ganhar ao SLB sem recurso a túneis e com estes na máxima força. Ficaram com um valente melão, e mais do que isso ficaram com a certeza que são odiados por todos os adeptos do futebol que não do SLB. Não por serem fortes, mas por precisarem sempre de trafulhices para ganhar um campeonato.
3- Doi-lhes na alma também que o seu "inferno" da Luz seja uma imitação barata do ambiente que conseguimos criar aqui no Porto. Isto porque o adepto do SLB tipico é apenas fanfarrão, um chico esperto. Um adepto do FCP vive o seu clube como se fosse a sua própria vida, no domingo ganhamos todos, e todos marcamos 3 golos.
4- O FCP garantiu o total correcto funcionamento nos túneis. Uma lição ao trafulhas do Orelhas e a uns milhões de cabeçudos.
5- Que grande dor de cabeça para a imprensa lisboeta, que temeu pela segurança dos seus meninos, mas que caga quando um jogador é colocado em coma ou se incendeiam autocarros, ou quando uma claque tem 32 arguidos num mega-processo criminal e ainda assim tem entrada vip no estádio do milhafre. Como diria PC a uns dirigentes do SLB, vão todos pra p*** que os p****!

Luís Carvalho disse...

"Este clássico veio também confirmar que podemos contar com jogadores como Guarin e Belluschi para a próxima época e que não se justificam grandes revoluções no plantel para em 2010/11 termos uma equipa competitiva (...)"

É bem verdade que as últimas impressões são aquelas que mais perduram na memória, mas é preciso ter cuidado com raciocínios simplistas.

Tudo deve ser bem analisado e não apenas a parte final da época.

Pelas últimas partidas, tanto é verdade Belluschi e Guarín merecerem nova oportunidade como também o é o facto de, sem Bruno Alves e com "estes" Rolando e Fernando, podermos ter uma próxima época muito complicada em termos defensivos.

Devemos, pois, evitar ver só um lado e apenas uma parte de um todo que durou 9 (penosos) meses.

Jorge disse...

Peco desculpa ja que o comentario nao tem a ver com este post, mas nao vi nenhum comentario a agressao do Luisao, com o antebraco, ao Belluschi seguida de uma similar, se bem que mais discreta, ao Farias quanto este discutia com um jogador do Benfica na sequencia do lance.

E claro no fim do video:

http://www.youtube.com/watch?v=3WFUdKKU_JU

Pedro disse...

De facto o Luisão não atira o isqueiro.

http://www.youtube.com/watch?v=Y9IhS4-Qo3c

Mas a agressão ao Belluschi é evidente. Aliás se leva amarelo... é porque o árbitro viu algo. E se viu só podia ser agressão.

Bernini disse...

Pois é, Luisão agride à força toda o Belluschi e a Sporttv apenas mostra por uma vez o lance... e o Maxi e jogar a bola na área claramente com o braço e os comentadores muito rapidamente a tentar impingir à malta que foi com o peito...

Com este resultado não podemos embandeirar em arco e achar que esta equipa é suficiente para a próxima época. Não é! Continuam a existir lacunas, limitações, à posições que têm de ser reforçadas, e não com promessas mas sim com certezas. O Meireles deve saír, faz muito tempo que anda "limitado", o Bruno Alves já não sei se deve porque a posição de defesa-central é difícil de preencher... Continuamos a precisar de um grande médio (um número 8), um defesa-direito, um trinco e um avançado móvel. Parece a todos claro que o Belluschi e o Guarin merecem uma oportunidade derradeira. A ver vamos o que vai suceder nos próximos meses.

Por ultimo, é tão lindo ver os adeptos dessa super equipa ressabiados pelas 3 batatas que levaram...

The Best disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Fernando Figueiroa disse...

Falta uma;
O numero de anos (21) que o benfica não festeja o campeonato em casa tmb aumentou!!!
Não sei se corresponde à verdade mas vi passar isto em rodapé nas notícias da SIC
Alguém pode confirmar pf
A ser verdade vou martela-los tanto!!!