quinta-feira, 20 de maio de 2010

Do Jamor a Timor


O FCP ganhou a Taça. Apesar da vitória, fiquei irritado com a exibição e aliviado por ter terminado a época. Por muito respeito que me mereça JF, e merece, não há condições para o FCP arrancar para 2010/11, cujo ponto de partida não seja esse: a sua saída. PdC é certo que vai continuar e tomará as decisões no que concerne ao relançamento da nossa capacidade produtiva: o próximo futuro não vai ser pêra doce e os 98% obtidos nas eleições de pouco lhe servirão se o FCP não “mostrar serviço”. O nosso presidente anda feliz e promete triunfos, como gosta de ouvir a Nação Portista.

Fechado o campeonato, entramos na silly season com um mundial a ajudar à festa. Os tabus sobre as entradas e saídas de técnicos e jogadores são compreensíveis – o segredo é a alma do negócio – e estimulantes porque preenchem o vazio e alimentam a participação dos adeptos que se entretêm a congeminar estratégias, tácticas e quem as vai servir. O país está em crise. No futebol parece que não e os programas dos três grandes são ambiciosos. No FCP o serviço da dívida, a dificuldade acrescida no acesso ao crédito, a perda das receitas da CL e provavelmente de bilheteira, aconselharia a apertar o cinto.

Tentaremos (da forma hábil do costume) conseguir boas receitas na venda de alguns jogadores e comprar "carne da peça a preços da uva mijona". Não vai ser fácil, porque não tivemos uma época brilhante, logo não a tiveram os nossos jogadores, e os mercados habitualmente compradores vão ser (provavelmente) muito selectivos nos seus investimentos. O tempo não está para desperdícios e até os mais ricos não vão cair nos exageros passados: o dinheiro está caro e a Europa vive sob a ameaça de bancarrota.

Um FCP a vencer à Porto é uma promessa e a sentença que na época que terminou não foi capaz de o fazer. Implicitamente fica responsabilizado JF pelo facto, ao ser-lhe passarda uma guia de marcha milionária, reveladora do facilitismo reinante: porquê na época transacta a renovação de JF por dois anos? Que se lixe o campeonato, a taça é nossa e o futuro é promissor, palavra de presidente para toda a Nação portista.


LFV e o duplo Embaixador, Nuno Gomes, visitam Timor na qualidade de legítimos representantes do regime. Só este estatuto poderá justificar o acompanhamento exaustivo da TV pública a esta visita. Xalana Gusmão (como é reconhecido por Eusébio que, por isso, não fez parte da comitiva) recebeu da mão de LFV a camisola mais representativa do regime, um livro encadernado de Pragal Colaço, o guião de Leonor e o filme de Botelho. A comitiva encarnada tem sido acompanhada de perto por muitos timorenses, indonésios, australianos e altos funcionários da ONU, vestidos de azul e branco e a cantar os Filhos do Dragão. A multidão foi calada e posta em debandada, à força, pela GNR e as imagens foram cortadas, a Bem da Nação.

Enquanto se vivia momentos de alto fervor em Timor, em Lisboa não se parava. Jorge Jesus, Rui Costa, Ricardo Costa, Lucílio Baptista, Leonor Pinhão e o Chefe dos Stewards, ultimavam o plano para a próxima época. Nada ficou descurado e a estratégia das catacumbas é para continuar. No fim, e a sós, Rui Costa esteve reunido com Pragal Colaço para tratar do modelo de intervenção paramilitar e do recrutamento das tropas de intervenção, no futuro. O principal responsável pelo MAI está a par de todos os desenvolvimentos, a Bem da Nação.

Presidentes prevenidamente confiantes e um jogador com azia feito embaixador, confirmam que o tecido directivo do futebol nacional continua em alta. A bem da Nação.

5 comentários:

nobigdeal disse...

sim, mas e a Svetlana? o que tem ela a dizer sobre tudo isto?


p.s. não leva a mal, mas acho que estamos todos com vontade de saber o que é feito dela :)

miguel disse...

Uma falta de profissionalismo gritante foi o que se assistiu no Jamor, dei por mim a torcer que o Chaves marcasse para ver se os tipos acordavam para a realidade de que milhares de adeptos se deslocaram centenas de km para ver um jogo de futebol.
Quanto ao regime que fala, penso que já é hora do nosso FCP se abrir ao País e ao Mundo e deixarmos esta ideia de últimos resistentes gauleses, contra tudo e contra todos. Deveríamos preocupar-nos com os erros que cometemos este campeonato e aprender com eles, não vou em teorias da conspiração, se afirmo que quando ganhamos é porque fomos melhores, quando perdemos a ideia é que fomos piores. De salientar que o FCP fez menos 2pontos; os Mouros +17 e o Braga +21, nós mantivemos a média, para quem como eu pensava que Jesualdo não é o treinador indicado para o FCP, a prova está na pontuação.

Santiago Salas disse...

Eu sei que é fora do tema mas acho sempre bem que se saibam estas coisas, pois se não for aqui não sei se muitos saberiam disto.

A Comissão Disciplinar da UEFA multou o Benfica em 70 mil euros pelo uso de tochas e lançamento de petardos durante o jogo com o Liverpool, da primeira mão dos quartos-de-final da Liga Europa.
A partida ficou marcada pelo rebentamento de dois petardos junto ao relvado, motivo que chegou a levar à interrupção do encontro.
O Benfica venceu por 2-1 na Luz, tendo sido eliminado depois de perder em Liverpool (1-4).

Quanto vai cobrar a Comissão Disciplinar portuguesa pelos petardos atirados para a bancada onde estavam os Portistas no ultimo FC Porto X benfica?
0,0.

Jorge Aragão disse...

Não havia um douto português que dizia que Portugal ia do Minho ... a Timor????
Ora aí está.
Mais Clube do regime que este, não há!!!

Carlos Santos disse...

Eu tenho uma ideia, no que concerne à CS: por que não prestar declarações unicamente à CS espanhola? Faro de Vigo, por exemplo. E por que não à TVE Internacional? Ou exclusivamente à Eurosport?

Gostava de ler no Rascord algo como: "Notícia Eurosport: FCP contrata novo treinador..."

hehe...

Fica a sugestão.

CarlosS Ex Nick